CANELA | Com uma trajetória construída ao longo de mais de seis anos no universo da costura, envolvendo oficinas, encontros criativos e a comercialização de materiais e acessórios ligados à arte têxtil, Ângela Cardoso dá início a uma nova iniciativa voltada à formação e ao fortalecimento de saberes manuais.
O projeto “Costurar e Empoderar”, que será desenvolvido ao longo deste ano, tem como objetivo a realização de oficinas de costura criativa e arte têxtil, como pintura em tecidos, a serem desenvolvidas em escolas e instituições, voltadas tanto para iniciantes quanto para pessoas que já costuram e desejam aprender novas técnicas, com início previsto para 2026.
As oficinas irão abranger desde a produção de pequenas peças de artesanato até dicas de estilo, compra de materiais e noções de precificação, incentivando a profissionalização e a geração de renda. Mais do que uma atividade manual, o projeto busca promover o empoderamento pessoal e coletivo, oferecendo aos participantes a oportunidade de desenvolver autonomia, transformar saberes em produtos criativos e integrar-se à economia criativa da cidade e da região, reconhecidas por sua forte tradição artesanal. Cada peça concluída também carrega a satisfação do “fui eu quem fez”, fortalecendo a autoestima e a valorização do trabalho artesanal.
Ao todo, serão realizadas oito oficinas, distribuídas em escolas e espaços públicos, iniciando nos dias 11 e 12 de fevereiro, a partir das 14h, no CIDICA, com a professora e artesã Daiene Cliquet, quando será trabalhada a técnica de pochoir, pintura em tecido com stencil. A oficina é totalmente gratuita, com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo fone 54.3282-2167 ou pelo WhatsApp 54. 999324001, diretamente com Ângela, proponente do projeto.
Também estão previstas atividades no espaço Sicredi, na Associação SEMEAR, além de escolas municipais.
“Costurar e Empoderar” é um projeto contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 03/2025, com recursos de emendas impositivas da Câmara de Vereadores de Canela, contando com produção cultural Daiene Cliquet Artes e apoio da ACCC, AEFSG, Phina Joaquina e da Prefeitura Municipal de Canela, por meio do Departamento de Cultura.

















