CANELA | A Corsan recebeu, no sábado, 22, vereadores, lideranças locais e imprensa de Canela e Gramado, para mostrar as obras de duplicação do sistema integrado de produção e distribuição de água dos municípios e a estação de tratamento de esgoto Santa Terezinha, em Canela. A iniciativa fez parte do programa Portas Abertas, criado para aproximar a população das operações da Companhia. A ação também estimula a conscientização sobre a importância da preservação da água e do cuidado com o meio ambiente.
A visita iniciou na área de captação da Corsan, localizada no denominado Poço da Faca, às margens do Rio Santa Cruz, em São Francisco de Paula. O superintendente regional de relações institucionais, Lutero Cassol, explicou os processos de captação de água. “Temos cinco motores, que fazem o bombeamento de cerca de 500 litros por segundo de água bruta, que são direcionados para tratamento nas duas estações de Canela e que, depois, seguem para abastecimento dos reservatórios da Companhia e das moradias e estabelecimentos de ambos os municípios”, conta.
O grupo também visitou a estação de tratamento de água II, que fica na rua Júlio Travi, n° 30, bairro Industrial, a cerca de 9 quilômetros da área de captação. No local, a comitiva conheceu as etapas de purificação e o monitoramento rigoroso que é feito para garantir que a água distribuída atenda aos mais altos padrões de qualidade e segurança para consumo.
Já na estação de tratamento de esgoto, os participantes tiveram acesso à estrutura e os processos realizados diariamente para tratar e destinar corretamente os resíduos do esgoto sanitário.
“Conseguimos, com a ação, mostrar para estas importantes lideranças das comunidades como todos os processos são feitos, tanto para a captação e distribuição de água quanto para o tratamento de esgoto. Além disso, pudemos destacar os investimentos que estão sendo realizados, como as obras de duplicação do sistema de produção e distribuição de água, que qualificará abastecimento dos dois municípios, já que possuem sistema integrado”, conclui Lutero.