Uma visita técnica para fiscalizar as obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Santa Terezinha, em Canela, ocorreu na quinta-feira (23). Participaram da visita o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Jackson Müller, além de técnicos da Companhia e da Prefeitura.
Conforme o diretor Julio Hofer, a ETE vai operar com tecnologia de ponta. “Será uma das mais modernas do país. O empreendimento está alinhado às políticas do município, que se preocupa com os cuidados ambientais, e resgata um compromisso da Corsan com Canela, elevando o tratamento de esgoto a um novo patamar na cidade”. O diretor destacou também que a execução dos trabalhos está adiantada em relação ao seu cronograma. Iniciada em 2019, a obra está em fase final de montagem de equipamentos, com previsão de início da pré-operação ainda neste ano.
No valor de R$ 24.497.450,00, o investimento inclui o fornecimento, construção, instalação e operação assistida de ETE pré-fabricada compacta. A estação terá capacidade de tratar 90 litros por segundo (l/s), por meio de dois módulos de 45 l/s cada. Vai operar com o sistema de tratamento terciário e ter eficiência de remoção de DBO (Demanda Biológica de Oxigênio, ou seja, quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica) superior a 90%. A ETE tratará os esgotos da região que compreende a bacia do arroio Santa Terezinha, que é um dos afluentes do arroio Caracol.
Durante a visita, a empresa Fast, responsável pela execução da obra, realizou uma apresentação sobre como se dará o funcionamento da estação. Pela Corsan, também estiveram presentes a superintendente de Relações Institucionais, Samanta Takimi, o gestor da Unidade de Saneamento Especial das Hortênsias, Lutero Cassol, o gestor do Departamento de Obras da região Nordeste, Bruno Mariot, e equipe técnica.