A advogada Gabriela Souza, especialista em Direitos das Mulheres, será uma das participantes do painel “Vítimas de Violência, como ajudar?”, que será realizado no dia 24 de agosto, das 13h às 16h, na Câmara de Vereadores de Canela. A atividade é organizada pelo Projeto Rede de Apoio Cidadã, voltada à melhoria das condições de famílias em situação de vulnerabilidade no município, e uma das apoiadoras da Casa Vitória, um centro de acolhimento para mulheres vítimas de violência, que está sendo erguido na cidade serrana.
No evento, Gabriela vai explicar os conceitos de violência de gênero apontados pela Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no último dia 7; formas de prevenção e medidas que podem ser tomadas pela vítima para impedir que a violência se repita. Também participam do painel a delegada Melissa Prestes, titular da Delegacia da Mulher, e a fotógrafa Danibat, feminista e sobrevivente de violência.
No dia 25 de agosto, Gabriela e Danibat realizam uma ação especial relacionada ao evento. Advogadas, promotoras, policiais, enfermeiras e assistentes sociais e outras mulheres que integram a rede de apoio à mulher de Canela vão posar para as lentes da fotógrafa. As imagens vão compor um calendário, cuja renda de comercialização será revertida para a Casa Vitória. As fotos também devem fazer parte de uma exposição, futuramente.
A Casa Vitória
Concebida pela prefeitura, Judiciário e OAB, a Casa Vitória nasce da necessidade de acolher as vítimas de violência doméstica em Canela. O local servirá de abrigo para mulheres vítimas de agressão e seus filhos, mas também prestará outros serviços, como assistência psicológica e jurídica para aquelas que registrarem ocorrência, independentemente da necessidade de acolhimento.
Vítimas de Violência, como ajudar?
Quando: 24 de agosto, das 13h às 16h
Onde: Câmara de Vereadores de Canela (Rua Dona Carlinda, 485 – Centro)
Quanto: de graça