18.4 C
Canela
sexta-feira, 11 julho, 2025
spot_img
InícioSegurançaConheça o K-9: Cães altamente treinados no combate à criminalidade

Conheça o K-9: Cães altamente treinados no combate à criminalidade

Entrevista Especial

spot_img
spot_img


CANELA | Nesta semana a reportagem do Jornal Digital Canela foi conhecer um pouco do trabalho do canil da Polícia Penal, instalado junto ao Presídio Estadual de Canela, que integra o K-9. A recepção foi feita pelo agente Pedro Oliveira Duarte, responsável pelo espaço. A visita contou ainda com a presença do diretor da casa prisional, Rômulo Tomazini Santos, e do coordenador do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Penal, Anderson Cardoso.

Rômulo Tomazini, administrador do presídio com os agentes penais Pedro Duarte e Anderson Cardoso, juntamente com o cão Brutus

Vinculado à 7ª Delegacia Penitenciária Regional, o canil de Canela é considerado uma das estruturas mais modernas do Estado. Inaugurado em 2022, o espaço ocupa uma área de 300 metros quadrados e possui oito box com vidro reforçado, piso aquecido com controle de temperatura, água quente para banho e higienização dos cães, sistema de ventilação e uma área exclusiva para treinamentos.

Os treinos ocorrem diariamente

Pedro explica que atualmente o canil conta com quatro cães que ficam aos seus cuidados e do colega Juliano Souza, outro integrante do quadro funcional do canil. São eles o Brutus (Rottweiler), Sparta (Pastor Alemão), Guri (Pastor Belga) e Stark (Golden Retriever). Como também é veterinário, Pedro faz os atendimentos aos cães se necessário. Os policiais caninos passam por treinamentos diários equivalentes aos de atletas de alto rendimento. Conforme Pedro, o condicionamento físico é necessário para que possam desempenhar bem o seu trabalho quando são convocados. No entanto, o bem-estar dos animais também é prioridade. Diariamente, as condições de saúde dos cães são observadas e recebem toda atenção necessária.

Cardoso destacou a relevância do trabalho canino em ações realizadas no interior dos presídios. Conforme o agente do GOC, as estatísticas apontam que o uso dos cães tem se mostrado muito eficiente. Em revistas nas celas, por exemplo, os agentes poderiam levar vários minutos para encontrar ilícitos, mas o cão encontra na maioria das vezes em alguns segundos. Ainda considerando revistas prisionais, o policial canino tem participação importante, tendo em vista que o detento não esboça reação temendo um possível ataque do cão. No entanto, Cardoso destaca que é muito raro ocorrer um ataque do cão, justamente em razão dos presos respeitarem o animal, reduzindo drasticamente a ocorrência de confrontos.. Ainda segundo o agente do GOC, nas últimas 114 ações desta natureza envolvendo o cão policial, foi registrado apenas um ataque do animal.

Agente Pedro com o cão Brutus

Além de Canela, o canil atende outros seis municípios: São Francisco de Paula, Vacaria, Guaporé, Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Os cães também podem ser acionados para atuar em outras regiões, conforme a necessidade. O cão Brutus, por exemplo, é o mais requisitado e já participou de mais de 50 operações em diferentes cidades desde maio de 2023.

Integração com a comunidade


Outro importante trabalho que é realizado em Canela é o de Cinoterapia, também conhecida como terapia assistida por animais (TAA) ou terapia facilitada por cães (TFC), que é uma prática terapêutica que utiliza cães para auxiliar no tratamento de diversas condições, tanto físicas quanto psicológicas. O cão atua como um facilitador, promovendo a interação, o bem-estar e a melhora da qualidade de vida do paciente.
Esse trabalho ocorre uma vez por semana na APAE em Canela pelo cão Stark. Conforme Pedro o agente canino é extremamente dócil e adora interagir com os pacientes especiais. A prática de usar animais no tratamento de doenças é antiga, e a cinoterapia, em particular, tem sido cada vez mais reconhecida e utilizada em diversas áreas da saúde.

Confira nos vídeos a seguir as demonstrações dos cães em ação e a entrevista completa com o agente Pedro Oliveira Duarte, responsável pelo Canil da Polícia Penal de Canela.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos do dia são Finalistas do Futsal Veterano e Futsal Sub 15, Jogos da Série Prata e Futsal Feminino e retomada do Brasileirão.👉 A Coluna tem como...
GRAMADO | Após o sucesso de sua primeira edição em 2023, a Ferrari São Paulo anuncia seu aguardado retorno à Serra Gaúcha em 2025 com a segunda edição do evento exclusivo para clientes e convidados.O evento acontecerá de 18...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade