11.9 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoConcurso cultural vai escolher capa para cd do 29º Ronco do Bugio...

Concurso cultural vai escolher capa para cd do 29º Ronco do Bugio entre produções de alunos do Ensino Fundamental

Publicidade

Projeto Música é Arte e Educação vai envolver alunos do 6 ao 9º de escolas municipais, estaduais e particulares.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto em parceria com a Secretaria de Educação está promovendo o projeto Música é arte e educação, que vai escolher a capa do cd que contará com as músicas apresentadas no 29º Rondo do Bugio, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto. O concurso cultural vai envolver alunos do 6 ao 9º do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares. 

O ritmo Bugio é considerado o único ritmo originário do Rio Grande do Sul, com um compasso musical que historicamente foi criado na região dos Campos de Cima da Serra, onde os gaiteiros serranos buscavam imitar o som de ronco do primata Bugio. O Festival, que reúne unicamente o ritmo que dá seu nome, busca prestigiar autores, compositores, intérpretes e conjuntos regionalistas.

Publicidade

Os alunos deverão produzir em sala de aula uma ilustração inspirada no ritmo Bugio, que represente o Festival e a cidade. O projeto, sobretudo, tem o objetivo de promover o encontro entre a arte e a musicalidade numa integração entre o tradicional Ronco do Bugio e jovens alunos, desenvolvendo assim, material artístico e cultural. 

Publicidade

Os 5 trabalhos finalistas, escolhidos por uma comissão, participarão de votação pública nas redes sociais oficiais do Município, onde a arte mais votada será escolhida para compor a capa do cd do 29º Ronco do Bugio. O vencedor será premiado com troféu e medalha durante o 29º  Ronco do Bugio, no dia 27 de agosto. 

O Ronco do Bugio
O 29º Ronco do Bugio, tradicional festival de música regionalista gaúcha está com inscrições para músicos de todo o Estado, que devem apresentar composições inéditas. As inscrições são através do link https://bit.ly/29RoncodoBugio.

O Festival selecionará 23 composições inéditas com o ritmo Bugio, sendo 10 para compositores ou intérpretes nascidos ou moradores de São Francisco de Paula, 10 composições para músicos de todo o Estado e 3 composições na categoria Instrumental de Gaita. Confira o regulamento completo para as inscrições em: https://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br/portal/editais/0/3/3693/.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.