Concurso cultural vai escolher capa para cd do 29º Ronco do Bugio entre produções de alunos do Ensino Fundamental

0
33
Publicidade

Projeto Música é Arte e Educação vai envolver alunos do 6 ao 9º de escolas municipais, estaduais e particulares.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto em parceria com a Secretaria de Educação está promovendo o projeto Música é arte e educação, que vai escolher a capa do cd que contará com as músicas apresentadas no 29º Rondo do Bugio, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto. O concurso cultural vai envolver alunos do 6 ao 9º do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares. 

O ritmo Bugio é considerado o único ritmo originário do Rio Grande do Sul, com um compasso musical que historicamente foi criado na região dos Campos de Cima da Serra, onde os gaiteiros serranos buscavam imitar o som de ronco do primata Bugio. O Festival, que reúne unicamente o ritmo que dá seu nome, busca prestigiar autores, compositores, intérpretes e conjuntos regionalistas.

Os alunos deverão produzir em sala de aula uma ilustração inspirada no ritmo Bugio, que represente o Festival e a cidade. O projeto, sobretudo, tem o objetivo de promover o encontro entre a arte e a musicalidade numa integração entre o tradicional Ronco do Bugio e jovens alunos, desenvolvendo assim, material artístico e cultural. 

Os 5 trabalhos finalistas, escolhidos por uma comissão, participarão de votação pública nas redes sociais oficiais do Município, onde a arte mais votada será escolhida para compor a capa do cd do 29º Ronco do Bugio. O vencedor será premiado com troféu e medalha durante o 29º  Ronco do Bugio, no dia 27 de agosto. 

O Ronco do Bugio
O 29º Ronco do Bugio, tradicional festival de música regionalista gaúcha está com inscrições para músicos de todo o Estado, que devem apresentar composições inéditas. As inscrições são através do link https://bit.ly/29RoncodoBugio.

O Festival selecionará 23 composições inéditas com o ritmo Bugio, sendo 10 para compositores ou intérpretes nascidos ou moradores de São Francisco de Paula, 10 composições para músicos de todo o Estado e 3 composições na categoria Instrumental de Gaita. Confira o regulamento completo para as inscrições em: https://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br/portal/editais/0/3/3693/.

Publicidade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.