Nesta semana, a Comissão Temporária Especial do Plano Diretor, criada na Câmara de Vereadores de Canela, feita para analisar, debater e elaborar sugestões recebeu o Sargento Miguel Oliveira de Souza, que está a frente do Corpo de Bombeiros Misto de Canela. Na ocasião, os vereadores puderam tirar dúvidas e escutar sugestões sobre algumas questões que envolvem o Plano Diretor e que podem ser reformuladas para melhorar a estrutura da cidade com relação ao trabalho que os bombeiros realizam.
Um dos principais apontamentos foi a questão da largura de algumas ruas na cidade, que por vezes, não permite o deslocamento dos caminhões dos bombeiros. Além disso, diversos outros temas foram abordados visando filtrar mais informações relevantes para encaminhar ao Poder Executivo, para serem inseridas na reformulação do Plano Diretor. Fazem parte da Comissão o Presidente, vereador Alfredo Schaeffer, a relatora Carla Rei, e os vereadores José Vellinho Pinto e Jeferson Oliveira como membros.
O Plano Diretor
O Plano Diretor serve para orientar o desenvolvimento e ordenamento da expansão do município. Ele contempla questões do planejamento urbano e rural, possibilitando o crescimento de forma organizada, além de definir locais e critérios onde as empresas podem se instalar, restrições de cada zoneamento para implantação de empreendimentos, taxa de ocupação, mobilidade e altura dos prédios, entre outros aspectos importantes.
Comunidade pode participar das discussões
A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, disponibilizou um questionário que tem como objetivo coletar opiniões e sugestões que auxiliem na elaboração da nova norma municipal, possibilitando a participação dos diversos setores da sociedade canelense.