11.9 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeCom avanço da vacinação, horário do atendimento covid na Unidade Central será...

Com avanço da vacinação, horário do atendimento covid na Unidade Central será reduzido

Publicidade

A partir do dia 1º de setembro, atendimentos de casos suspeitos de coronavírus ocorrerão das 8h às 18h, sem paralisação ao meio-dia! Serviço também seguirá aos finais de semana, das 13h às 18h.

Com o considerável avanço da vacinação no município, atingindo toda população adulta, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, está tomando algumas medidas visando reduzir os gastos da máquina pública. Após debates entre membros do Coe, servidores da Secretaria de Saúde e diretores do Hospital de Caridade de Canela (HCC), ficou acordado que a partir do dia 1º de setembro o horário de atendimento de casos suspeitos de síndrome gripal na Unidade Central será reduzido: passará a ser das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, sem paralisação ao meio dia. Já aos finais de semana o horário do atendimento covid na Unidade Central será das 13h às 18h.

Publicidade

No entanto, até a próxima quarta-feira, 1º de setembro, o horário de atendimento segue estendido funcionando das 8h às 20 horas durante a semana e das 10h às 20h nos finais de semana. A secretária de Saúde, Patrícia Valle, destaca que esta medida é temporária devido a queda no número de óbitos e internações e da estabilização do número de novos casos de coronavírus. “Vamos seguir monitorando as estatísticas e caso necessário vamos ampliar novamente o horário de atendimento. Essa economia nos possibilitará realizar investimentos em outras áreas da saúde”, projeta Patrícia.

Publicidade

Já o secretário Adjunto de Saúde, Mário Weirich, ressalta que a procura por atendimentos após as 18 horas vem caindo mês a mês. “Um médico está ficando à disposição para atender um ou dois pacientes por dia após este horário. E esse atendimento pode ser absorvido tranquilamente pelo HCC”, avalia Mário. A Unidade Central de Saúde fica localizada na quadra abaixo do HCC, no Centro. Mais informações pelo telefone (54) 3282.5119.

APÓS ÀS 18 HORAS, PROCURAR O HCC

A população continuará contando com o serviço de atendimento para casos suspeitos de coronavírus 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Quem necessitar do serviço após as 18 horas a partir do dia 1º de setembro deve procurar o HCC, onde uma equipe médica estará disponível para realizar o primeiro atendimento.

SERVIÇOS DA TENDA TRANSFERIDOS PARA O INTERIOR DO HOSPITAL

Outra mudança envolve o atendimento na Tenda do HCC. Devido a queda considerável no número de internações a estrutura foi retirada no final da última semana e os atendimentos passaram a ser realizados no interior do hospital, em uma ala dedicada exclusivamente para esta demanda.
Rafael Ayub, administrador hospitalar e assessor da intervenção municipal, explica que foram executadas adequações nos espaços internos com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento. “O paciente é atendido na recepção e caso seja constatado qualquer sintoma de síndrome gripal, imediatamente ele é encaminhado para a ala covid onde receberá o mesmo atendimento que era realizado na tenda”, explica Rafael.

Conforme o administrador a medida vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 72.000,00 mensais para a casa de saúde, incluindo o valor pago pelo aluguel da estrutura e pelos serviços médicos. “Este recurso poderá ser aplicado na aquisição de medicamentos, equipamentos e na melhoria de outros serviços prestados”, avalia Rafael Ayub.

Foto: Divulgação

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.