Nesta sexta-feira, 30, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ-R), formada pelos vereadores Carmen Lúcia Seibt de Moraes, Carla Reis e Jerônimo Terra Rolim recebeu na Câmara de Vereadores de Canela a juíza Simone Chalela, Titular da 2ª Vara da Comarca de Canela, para debaterem sobre o Projeto de Lei 42/2023, que trata sobre a implementação da “Rede de Apoio Cidadã” em Canela.
O projeto oferece palestras sobre temas como planejamento familiar e inserção no mercado de trabalho; entrega de kits de alimentação e higiene, além de melhorias estruturais em moradias para cerca de 80 pessoas, distribuídas em 15 famílias.
A ação, denominada Rede de Apoio Cidadã, é uma parceria público-privada, com apoio da prefeitura de Canela e de empreendimentos do município. As famílias atendidas estão cadastradas junto à Assistência Social e participarão da iniciativa por até seis meses.
A juíza Simone Chalela explicou que a intenção da prática é que a ação social seja uma via de mão dupla: enquanto recebem os benefícios, as famílias precisam cumprir com uma série de critérios, como comprovação de matrícula e aproveitamento escolar de crianças e adolescentes; carteira de vacinação atualizada; participação das palestras desenvolvidas, além de compromisso de higienização das moradias e participação em programas de estágio, por exemplo.
O projeto agora segue em tramitação na Câmara de Vereadores de Canela para logo após ir para votação em plenário.
Para os interessados, é possível ajudar com:
* Doação de cestas básicas e produtos de higiene;
* Recolhimento e doação de fraldas, roupas e materiais escolares;
* Doação de serviços dentários, psicológicos, etc;
* Incentivo e auxílio na recolocação no mercado de trabalho;
* Disponibilização de cursos profissionalizantes.