Nos últimos dias, o vereador Felipe Caputo recebeu a notícia de que o Projeto de Lei criado por ele, que libera a presença de Doulas nos estabelecimentos hospitalares no período de trabalho de parto, parto e pós-parto foi sanciona pelo Poder Executivo. O vereador recebeu na Câmara de Vereadores de Canela a doula Eluise, que é componente da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (ADOSUL), e recebeu do vereador uma cópia desta nova lei de Canela.
O que é uma Doula?
Uma doula é uma assistente de parto, sem necessariamente ter formação na área de saúde, mas com treinamentos específicos nesta área, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher. Cabe a ela proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.
A doula é uma mulher que conhece a fisiologia natural do parto, que confia no processo e na mulher que está parindo. Ela trás conforto físico e emocional, propondo posturas, relaxamentos e outras técnicas não farmacológicas para alívio da dor. Ela contribui para que o parto seja o mais natural possível e de acordo com os desejos da mulher.