20.7 C
Canela
sexta-feira, janeiro 17, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaCanela recebe espetáculo Acuarela Del Sur

Canela recebe espetáculo Acuarela Del Sur

Lucio Yanel e Grupo de Cordas da UCS fazem apresentação gratuita quinta-feira, às 20h, no auditório do Campus UCS.

Publicidade

CANELA | O concerto “Acuarela Del Sul” será apresentado na próxima quinta-feiras, às 20h, no Auditório do Campus da UCS, em Canela. O espetáculo foi concebido pelo violonista Lucio Yanel, um mestre da música pampeana, para mostrar a sonoridade desse gênero. O projeto conta com a participação do Grupo de Cordas da UCS. A primeira temporada foi feita em 2018, voltando agora para esta série de apresentações que, depois de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria, agora chega a Canela com entrada franca. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul – UCS.

“Acuarela Del Sur” é um mosaico musical do continente sul-americano. O espetáculo é carregado de ritmos e sotaques onde se misturam zambas, chacareras, chamamés, milonga e tangos. A proposta também está ancorada nos conceitos de ancestralidade, herança e hereditariedade trazidas à contemporaneidade. Para tanto, estão no palco Lucio Yanel, referência no violão pampeano, e o Grupo de Cordas da UCS com sua formação que contempla violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

Publicidade

O repertório do espetáculo tem músicas autorais de Yanel, algumas dedicadas a outros artistas como Yamandu Costa e também inclui um clássico do folclore andino – “El Condor Pasa”, considerado o hino não oficial dos povos da América Latina. A seleção de peças musicais buscou traçar um panorama da identidade cultural e das referências que a música feita no Rio Grande do Sul e em de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Figura reverenciada por sua trajetória artística, Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. Na sua carreira de mais de 40 anos , percorreu a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos. É um investigador, um estudioso. Sua obra é uma significativa contribuição para a nossa cena cultural. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica, sendo um ícone das bases que sustentam a musicalidade gaúcha.

Formado por violinos, violas, violoncelo e contrabaixo, o Grupo de Cordas da UCS é expressão artística tradicional na Música de Câmara que traz a sonoridade, a vivacidade e a expressividade característica dos instrumentos de arco. Em suas atividades, traz programas específicos como o de Música Brasileira de Villa-Lobos, Carlos Gomes, de Cinema e Música de Cena e, ainda música popular em arranjos estilizados.

Assim, misturando o popular e o erudito na união do violonista com o Grupo de Cordas da UCS, “Acuarela Del Sur” tem arranjos do músico Daniel Sá que percorrem ritmos musicais de diferentes regiões da América do Sul de forma a unir a música orquestral e folclórica, propondo ao público um grande painel pincelado pelas sonoridades da música pampeana.

O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Metalúrgica Buzin, Ferrolan, Grupo Baw, Mebrafe, Perfilisa, Multiflon e HD Parts. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal, Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Temporada Acuarela Del Sur e Grupo de Cordas da UCS

Dia 03 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Auditório do Campus da UCS, em Canela
Ingressos: Entrada Franca, sem necessidade de retirada de ingressos

Acuarela Del Sur – Repertório:

1-MEDLEY PAMPEANO

2- AL TRANQUITO DE MONONA

Chamarrita, ritmo vindo dos Açores, embora sofrendo alterações na sua formatação como um todo, este ritmo se fixa no Brasil, quase que especificamente no RS, atravessando fronteiras.

3-MILONGA PARA DON VENTURA

A milonga é um ritmo que nasce no Pampa Argentino e se espalha pelos cantores e “guitarreiros” no final do século 19. Ocupando um lugar importante na musicalidade do RS.

4-SONHO DE AYELEN

Cantiga de ninar, comum ao folclore dos povos da região Noroeste da Argentina. Podemos dizer que se enquadra dentro dos ritmos denominados de Vidala.

5- POR DO SOL

É uma cantiga/valsa, comum aos povos numa época em que tudo era romantismo puro!

6- DOIS TEMPOS

Mistura de Forte e Pianíssimo, é um tango dedicado a Yamandu Costa.

7- LUCY

Valsa romântica, homenagem póstuma a Maria Luísa Rodriguez

8- LA LINDA – Chacarera

9- LA CARA DE PEDRO – Chamamé

10- PORÁ DEMAS – Chamamé

11-CUIABA-Polca

12-PANTANAL–Polca

13-EL CONDOR PASA (FolcloreAndino)

Sobre LucioYanel

Lucio Yanel atua como violonista, intérprete, autor, compositor, ator e folclorista. Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há 38 anos, Lucio Yanel é considerado um dos alicerces do violão solista na música regional sulina e o violonista com maior produção na história doviolão gaúcho. Além de se dedicar à música regional gaúcha, o violonista Lucio Yanel também conheceu e atuou, em diversas ocasiões ao lado de diversos nomes do cenário musical argentino como Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antônio Tarrago Ross.

Apresentou-se ainda em inúmeros festivais e gravou com renomados artistas do Rio Grande do Sul como Gilberto Monteiro, Jayme Caetano Braum, Renato Borguetti, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo e Luiz Carlos Borges. Entre os anos 2016 e 2018, realizou diversos concertos com a Orquestra Sinfônica da UCS, sob a regência do Maestro Manfredo Schmidt.

As premiações por sua trajetória são muitas, destacando-se o Prêmio Açorianos
2001 de Melhor Disco Instrumental e Melhor Instrumentista Regional. Açorianos em 2004 como Melhor Disco Regional com o Acuarela del Sur. Prêmio Açorianos 2011 como Melhor Instrumentista. No ano de 2005, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, juntamente com a Associação dos Municípios e o Banrisul, concederam-lhe o Destaque Cultural do Mercosul, lhe sendo entregue em solenidade oficial a comenda Negrinho do Pastoreio. No ano de 2016, recebeu a Menção Especial no Prêmio Açorianos de Música 2015/2016, pelos relevantes serviços prestados à música gaúcha e a forte influência gerada na vida e carreira de muitos outros instrumentistas ao longo de sua exitosa carreira. No ano de 2017 recebeu do Comandante Jorge Emerson Ribas S. de Lima do 12° Batalhão de Polícia Militara Comenda 12°BPM-Grau Bronze, pelos relevantes serviços prestados a OPM.

Sobre o Grupo de Cordas da UCS

O Grupo de Cordas da UCS Orquestra, formado por violinos, violas, violoncelo e contrabaixo, é uma expressão artística tradicional na Música de Câmara que traz a sonoridade, a vivacidade e a expressividade característica dos instrumentos de arco. Desde o lirismo e da leveza até aos movimentos enérgicos e empolgantes, o que é possível apreciar são momentos de muita habilidade técnica e entrosamento em ambiente inspirador.

Contempla uma diversidade de repertórios com abordagem histórica e temática. Pode-se localizar historicamente em Música Renascentista, Concertos Grosso do período barroco, como os do compositor Vivaldi e obras contemporâneas. Também traz programas específicos como o de Música Brasileira de Villa-Lobos, Carlos Gomes, de Cinema e Música de Cena e, ainda música popular em arranjos estilizados.

As apresentações são acompanhadas de contextualização e conhecimento sobre o conteúdo para aproximar o espectador e ampliar sua fruição musical. Compromete-se com a difusão da Música de Câmara como prática musical autêntica e importante na valorização da cultura musical, esta, tão valiosa e essencial para a construção de uma sociedade harmônica.

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
NOVA PETRÓPOLIS | A Polícia Civil gaúcha, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis, cumpriu mandado de prisão em desfavor de um condenado pela participação na chamada Chacina de Unaí, crime ocorrido em 2004, no município de...
Gramado |  Na manhã desta quinta-feira (16/01), a Polícia Civil prendeu um blogueiro com atuação na Região das Hortênsias. Ele foi identificado como Pablo Pereira, de 41 anos.A prisão, de natureza preventiva, foi decretada pela 1ª Vara Judicial...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.
Publicidade