Canela viverá noites de encantamento e reflexão com a estreia do Canela Light Fest – Festival das Luzes, de 1º a 4 de maio. A cidade, conhecida como a capital nacional dos parques temáticos, será tomada por obras de arte luminosa que propõem muito mais do que um espetáculo visual: trazem questionamentos, diálogos e experiências transformadoras.
O evento aposta em uma curadoria inteiramente voltada à arte contemporânea, rompendo com formatos comerciais e com o uso publicitário da iluminação. A proposta é clara: fazer da luz uma linguagem artística. VJs, arquitetos, designers, performers e artistas visuais apresentarão videoinstalações, esculturas de luz, intervenções urbanas, mapping e light painting em uma experiência gratuita e imersiva.
A Praça João Corrêa será o principal palco das criações, com destaque para esculturas tridimensionais, dança com luz, projeções no palco do teatro e performances interativas. Daniel Lima apresenta a obra Cobra Grande, que reage ao movimento dos visitantes. Já Kira Luá traz Seres Imaginários, que brilham sob luz negra, e a performance Mito da Gralha Azul, com duas indígenas dançando sob luzes especiais ao som da narração do cacique Maurício Salvador.
O festival conta com a participação de 10 artistas convidados e 5 selecionados por concurso. Uma das marcas desta primeira edição será o intercâmbio entre o público e esses dois grupos, promovido em cinco debates abertos, integrando a programação oficial. As discussões pretendem estimular trocas de ideias, processos criativos e visões sobre a arte com luz.
Uma das convidadas especiais é Katia Maciel, cineasta, vídeo artista e poeta, que ministra a palestra “A Luz na Arte Contemporânea”. Segundo ela, “a luz sempre foi matéria da arte. Das pinturas rupestres às instalações e projeções contemporâneas, a luz incide na construção de um espaço figurativo e abstrato.” A palestra apresentará obras de artistas brasileiros e estrangeiros que exploram a luz como elemento central de suas criações.
Comprometido com a sustentabilidade, o Canela Light Fest utiliza exclusivamente luzes de baixo consumo. O uso de energia limpa está no centro da proposta artística e dá o tom da primeira edição, que traz como tema justamente a sustentabilidade. As ações educativas reforçam esse compromisso: crianças e adolescentes participarão de oficinas voltadas à arte digital e à preservação ambiental, entre elas uma atividade especial com crianças do Centro Social Padre Franco.
“Mais do que iluminar o centro da cidade, o Canela Light Fest convida a ver, pensar e viver a arte de maneira sensível e consciente. É Canela, mais uma vez, transformando o espaço público em experiência cultural” comenta o promotor do evento Joni Neto.
Mais informações no site canelalightfest.com.
O Canela Light Fest – Festival das Luzes é uma realização da Miraceti Projetos Culturais, através da Lei de Incentivo Cultural, com o patrocínio de Açúcar Guarani, Vitivinícola Jolimont, Redecard Itaú e apoio da Prefeitura Municipal de Canela, IEAVi – Instituto Estadual de Artes Visuais, UCS – Universidade de Caxias do Sul e Instituto Cultural Laje de Pedra, com financiamento Prócultura – RS.
SERVIÇO:
Canela LightFest – Festival das Luzes 2025
Local: Praça João Corrêa, Canela, RS
Data: 1º a 4 de maio de 2025