CANELA | Na última quinta-feira (19), o Prefeito Municipal de Canela, Constantino Orsolin, na presença do presidente da Associação de Amigos do Autista- AMA, Elizandro Viana, sancionou a Lei nº 4.926, que institui a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a ser celebrada anualmente na primeira semana de abril. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos das pessoas com TEA e sensibilizar a comunidade quanto às questões que envolvem o transtorno.
A Semana de Conscientização do TEA fará parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Canela e contará com uma série de atividades voltadas para a informação e o engajamento social. Serão realizados seminários, palestras e campanhas publicitárias, além de cursos e treinamentos destinados aos profissionais das áreas de Educação e Saúde. O intuito é proporcionar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os cidadãos, especialmente para aqueles que convivem com o TEA.
A implementação das atividades será coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Esporte e Lazer, e Assistência Social, que também poderão firmar parcerias com entidades governamentais e sociais. O objetivo é ampliar a rede de apoio e proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente para as pessoas com TEA e suas famílias.
A nova legislação representa um importante passo para a inclusão social e o reconhecimento das necessidades e potencialidades das pessoas com transtorno do espectro autista no município de Canela.
A indicação da proposta foi realizada pelo vereador Jeronimo Terra Rolin (PDT) e pela vereadora Emilia Fulcher (Republicanos). Rolin reforçou a necessidade de ações concretas para a conscientização e apoio às pessoas com TEA na cidade.
Foto: João Rosa