27.4 C
Canela
terça-feira, dezembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSegurançaCanela e Gramado já registraram outros desastres envolvendo aeronaves

Canela e Gramado já registraram outros desastres envolvendo aeronaves

Publicidade

CANELA/GRAMADO | O acidente aéreo ocorrido em Gramado na manhã de domingo (22/12) não é o primeiro desastre envolvendo aeronaves no município. Tanto Gramado como Canela já registraram outras ocorrências relacionadas a queda de aeronaves, como esta em Gramado que vitimou dez pessoas da mesma família.

Publicidade

O primeiro caso que se tem registro foi em Canela, mais precisamente em 23 de outubro de 1950, envolvendo a queda de um avião Douglas, da Real Transportes Aéreos. Na ocasião, a aeronave, com 22 passageiros, teve que fazer um pouso forçado no campo de pouso do Bairro Palace Hotel no começo da tarde. O voo da Real ia de Porto Alegre ao Rio, com escala em Curitiba e São Paulo, quando os dois motores começaram a apresentar falhas. Os jornais da época destacam que graças a perícia do comandante Nelson Almeida, o Douglas aterrissou de barriga e nenhum dos 22 passageiros a bordo se feriu. Em agradecimento, os passageiros e tripulantes foram rezar na gruta de Nossa Senhora das Graças no Palace Hotel.

Foto: Acervo Olmiro Reis

Colisão entre dois aviões

Já em 22 de outubro de 1995, uma tragédia envolvendo a colisão de duas aeronaves abalou as cidades de Canela e Gramado. Na ocasião ocorria um evento no Aeroclube de Canela (Fenaero), de onde decolaram as duas aeronaves, um Cessna e um Campeiro. Por volta de 17hs, houve a colisão entre os dois aviões. Após o impacto, uma das aeronaves caiu no lago de uma propriedade rural e a outra chocou-se contra o solo e ficou totalmente destruída. No total nove pessoas morreram, sendo elas moradoras de Canela e Novo Hamburgo.

Publicidade

No entanto, em meio a tragédia um milagre foi registrado. No avião que caiu no lago houve uma sobrevivente, Camila Martins Atayde, que na época tinha 12 anos. Ela contou que foi salva pelo tio que também estava na aeronave, mas que não sobreviveu à queda. Conforme a sobrevivente, o tio a abraçou e acabou protegendo ela da queda. Entre as vítimas fatais estavam: Adriano Dalla Santa, César Augusto Scheffer, Henrique Souza Dias, Dinamara Souza Dias, Sérgio Fogaça, Emiliano Becker, Luís Hoffmann, Lúcio Parmegiani e Marcos Atayde.

Foto: Reprodução

Avião cai na cabeceira da pista

Outro acidente com aeronave ocorreu em Canela no dia 30 de outubro de 1997, o qual registrou três vítimas fatais. Por volta das 17hs, o avião Cessna Citation, prefixo PT LQG, da empresa Iguaçu Rent a Car Ltda, de Curitiba (PR), caiu quando se preparava para aterrissar no aeroporto de Canela. A aeronave caiu no final da pista, atingindo ainda duas residências. Morreram os três ocupantes da aeronave, Guy Pereira Oliveira, vendedor da Renault em Curitiba, e os pilotos Clewer Antunes José e Guilherme Winter.

A tragédia poderia ter sido ainda maior, pois nas duas residências atingidas havia moradores no momento do acidente. Em uma delas o pai acabava de chegar em casa e a filha que estava no interior foi encontrar o pai na parte de fora e assim não foi atingida. No quarto da residência dos fundos estavam outras três pessoas, as quais conseguiram escapar antes que o local fosse consumido pelas chamas.

Foto: Reprodução

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA/GRAMADO | A Corsan informa que um problema mecânico na bomba da captação de água bruta do Rio São Francisco de Paula, está provocando instabilidade no abastecimento de água dos bairros mais altos de Canela e Gramado, na tarde...
Entidade de Santa Cruz do Sul, que possui vasta experiência em administração hospitalar, passa a gerir a casa de saúde de Gramado no ano de 2025!GRAMADO | A Administração Municipal de Gramado, por meio da área de Compras e...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.
Publicidade