A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico não vem medindo esforços para em breve inaugurar o Centro Integrado de Inovação e Desenvolvimento de Canela (Cidica), instalado na rua São Francisco, 199 , bairro Boeira No espaço já funcionam o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Departamento de Álvaras, ISS, ICMS e Talão do Produtor e o Sine (Agência de Serviço Nacional de Empregos).
O Cidica faz parte do Programa Canela Cidade Empreendedora e abrigará também uma arena com capacidade para 100 pessoas, escola de empreendedorismo, espaço para incubação para empresas, sala de reuniões, espaço coworking, junta militar, espaço gourmet, sala do empreendedor, observatório e junta comercial.
ENCONTRO COM DIRETOR DA 720
O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo esteve reunido com Martinho Cardoso, CEO & Fundador da 720, especialista em reforço de Google Meu Negócio. No encontro, Luciano e Martinho conversaram sobre a possibilidade de parceria para encontro onde o CEO pode falar aos empresários sobre a importância de estar conectados e demonstrando seus negócios na rede.
UNISINOS
O professor Silvio Bittencourt,da Rede Unitec de Incubadoras da Unisinos também esteve visitando o CIDICA e em conversa com o secretário Luciano Melo se tratou da futura parceria com a universidade para ajudar a estimular e planejar ações de inovações tecnológicas no local. “Investir em inovação é um grande passo para Canela. Hoje, a principal economia do município é o turismo. Para incentivar a inovação, temos como base experiências de Santa Catarina e dados como os de Israel, que investe 4,7% do PIB em inovação e por isso é destaque mundial”, explica Melo.
SESI/SEBRAE
De forma virtual, Melo conversou com representantes do Sesi e Sebrae sobre o lançamento do edital Gaúcho de Inovação para Indústria que deve acontecer no Cidica em Canela. No edital, além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança da empresa. Os projetos aprovados terão ainda uma capacitação e mentoria em Propriedade Intelectual, por meio do INPI.
SENAI LAB
O secretário Luciano Melo e a secretária de Educação Janete da Silva Santos estiveram reunidos com representantes do Senai para a implantação no Cidica do SENAI LAB que oferece suporte por meio da orientação de instrutores capacitados que transmitem conhecimento e habilidades técnicas, onde os alunos, terão a oportunidade de desenvolver seus projetos em equipe ou individualmente, para lidar com as diversas fases do processo produtivo. As capacitações dos estudantes será todas ligadas a área de tecnologia.