Canela aderiu ao Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público que tem como foco a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento das cidades gaúchas. “Precisamos gerar oportunidades, aumentar a autoestima das pessoas, capacitar empresários e jovens estudantes, para mostrar que é possível mudar esse momento que a cidade vive. Acredito que vamos ter bons resultados”, destacou o prefeito de Canela, Constantino Orsolin.
O Cidade Empreendedora em Canela tem como propósito acelerar o desenvolvimento local no segmento empresarial com a valorização do comércio, novos negócios e fomento às atividades produtivas. No município, serão desenvolvidos os eixos: Liderança, Desburocratização, Compras Públicas e Educação Empreendedora, além dos eixos complementares que darão sustentação ao desenvolvimento do município que são Inovação e Valorização de Empresas Locais. Uma das próximas etapas será a realização de um diagnóstico municipal, que dará origem a um levantamento do desempenho e identificação do grau de maturidade de cada área da gestão.
“Temos dedicado um esforço muito grande para levar o desenvolvimento para a região, através das nossas ações. A inovação é muito importante e essa assinatura é uma inovação, pois ela não se restringe apenas a investimentos em tecnologias ou investimentos muito sofisticados e, sim, em renovar as ferramentas que o Estado tem para melhorar a vida dos cidadãos”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
O programa pretende trazer uma transformação cultural no que diz respeito à inovação e empreendedorismo, na formação educacional básica dos alunos da rede municipal, bem como nas compras realizadas pela administração pública. Há uma proposta de desburocratização e modernização de sistemas que já não são compatíveis com a nossa realidade atual, como a implantação da Sala do Empreendedor para a criação de novas empresas em algumas horas e muitos outros benefícios.
O Sebrae RS já desenvolve ações em parceria com o município através do Projeto Canela Cidade Empreendedora, como a lei Canela do Futuro, o futuro loteamento empresarial e o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA), que está em fase de implementação. A solenidade aconteceu no Hotel Pampas, em junho, e foi transmitida pelas redes sociais da prefeitura.