Há exatos 30 anos, no dia 4 de agosto de 1993, saía do papel o Projeto de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul, a partir do Parecer do Conselho Federal de Educação nº 689/92, homologado pela Portaria nº 211, de 19 de fevereiro de 1993, do Ministério da Educação.
Para celebrar a data, os sete campi da UCS realizarão uma programação especial com suas comunidades acadêmicas. No Campus Universitário da Região das Hortênsias, a festa será no dia 29 deste mês, às 19h30.
E motivos sobram para celebrar. Afinal, a UCS instalou em Canela o primeiro curso superior de Hotelaria do país, em 1986, iniciado na praia de Atlântida. Como núcleo, concentrou sua atuação em aumentar a oferta de cursos superiores, de modo a colaborar com o crescimento da região em todos os sentidos possíveis.
No início dos anos 2000, o então núcleo abriu turmas fechadas em Letras, Pedagogia, História e Matemática, de modo a colaborar com os municípios do entorno para a graduação de docentes, com vistas às exigências da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996.
Em 21 de novembro de 2012, a transformação do núcleo no Campus Universitário da Região das Hortênsias marcou a evolução da instituição e sua consolidação como referência de ensino superior de qualidade. Atualmente, a UCS Hortênsias conta com o oferecimento de 11 graduações: os bacharelados em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Nutrição e Psicologia – este desde 2022, e os tecnólogos em Gastronomia, Hotelaria, Gestão em Marketing, Gestão em Recursos Humanos, além de Gestão de Cooperativas e Gestão de Turismo, estreantes de 2023.
Para a diretora da UCS Hortênsias, Margarete Lucca, o campus construiu uma história ao longo das décadas, unida ao desenvolvimento regional. A Universidade sempre esteve atenta às potencialidades regionais, o que se traduz no número de graduações, nas especializações, nos mestrados, nas oficinas do UCS Sênior e nos cursos de qualificação e aperfeiçoamento. “A expertise de três décadas e o foco na inovação, aliados às nossas condições, nos faz buscar a implantação do curso de Medicina como mais uma ação em favor do desenvolvimento das comunidades atendidas, cuja transformação é um dos objetivos da nossa missão social”, diz.