A partir deste sábado (24), profissionais da saúde de São Francisco de Paula estarão nas localidades de José Velho e Recosta para iniciar a vacinação contra o novo coronavírus no interior do município. Nessa etapa serão vacinados pessoas de 60 anos ou mais. É necessário para vacinara a 1ª dose o cartão do SUS, documento com foto e CPF.
Diante do atraso, por parte do Ministério da Saúde, no envio das vacinas destinadas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac (Instituto Butantan), a Prefeitura de São Francisco de Paula precisou realizar alterações no calendário vacinal do Município.
Conforme novo calendário, pessoas que têm em sua carteira de vacinação a data prevista para realizar a segunda dose da vacina CoronaVac nos dias 22/04 e 23/04 serão vacinadas no dia 26/04. Demais datas devem aguardar o recebimento de nova remessa do Ministério da Saúde.
Intervalo entre as doses
Embora a fabricante da CoronaVac (Instituto Butantan) estipule um prazo de 21 a 28 dias para a aplicação da segunda dose, estudo realizado pelo Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), confirma que tomar a segunda dose da vacina alguns dias após a data recomendada pela fabricante não compromete a imunização, e não há perdas dos efeitos da primeira dose. Para a vacina da AstraZeneca (Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz) o período de espera é de 3 meses, sem afetar a eficácia da vacina.