A cachorra que foi resgatada pela Polícia Ambiental no final do mês passado em uma propriedade rural no interior de Gramado, onde era alimentada com milho seco, segue lutando para sobreviver. Quando foi encontrada, através de uma denúncia, mesmo fraca pela má alimentação, ainda estava amamentando outros quatro filhotes. Na propriedade, também estavam outros três cães adultos em situação de maus tratos.
Por se tratar de uma propriedade em Gramado, a Polícia Ambiental, inicialmente entrou em contato com a Secretaria de Vigilância Sanitária de Gramado, órgão responsável pelo controle do Canil Municipal. No entanto, os policiais receberam como resposta a informação de que não havia possibilidade de abrigo dos animais no canil ou clínica conveniada, mas que em data oportuna seriam atendidos por técnicos do município. Com receio pela vida dos animais, os policiais entraram em contato com a ong Amigo Bicho de Canela, os quais, apesar das dificuldades, não negaram ajuda aos animais e desde então estão cuidando deles.
Depois de atendidos, os quatro filhotes e os três adultos já estão disponíveis para adoção. O caso mais grave, no entanto, é o da mãe dos filhotes. Os primeiros exames indicaram que ela estava com anemia, plaquetas baixas e possível doença do carrapato. Depois de dez dias de tratamento com alimentação correta os animais já apresentaram melhora. No entanto, nesta semana a cachora (mãe dos filhotes) precisou ser novamente internada. Novos exames apontaram que está com infecção. A ecografia mostrou que ela tem sobrecarga gástrica intestinal. Esse problema no intestino está ocasionando Prolapso Retal. Em razão dos problemas optou-se pela sua internação para acompanhamento de veterinário.
Quem quiser ajudar
Caso alguém se prontifique a ajudar com os custos pode doar qualquer valor pelo Pix: 08379062000168. Toda ajuda será bem vinda.