Desde 2003 nas escolas de Gramado, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, retornou nesse primeiro semestre de 2022, com três instrutores desenvolvendo as atividades em 10 estabelecimentos de ensino. São 12 turmas de 5º anos, no total de 263 alunos.
As aulas do PROERD estão sendo ministradas pela Soldado Talita Raaber, Soldado Filipi Rezende e o Soldado Vinicius Bordin. Atuando no PROERD desde o segundo semestre de 2021, com aulas em escolas de Gramado e Igrejinha, o Soldado Bordin destaca a importância do trabalho que vem sendo realizado:
“O PROERD estabelece princípios sociais de convivência entre os alunos com corpo docente, e a comunidade escolar com um todo, trazendo uma aproximação positiva e especial com a Brigada Militar. É uma verdadeira missão junto à comunidade Gramadense e do nosso Estado, ensinando a gurizada a lidar com a pressão e a dizer não aos ilícitos.”.
Formatura está prevista para o mês de julho, e no segundo semestre deste ano o trabalho nas escolas deve continuar.
O PORERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
– autoconhecimento e autogerenciamento;
– tomada de decisão responsável;
– compreensão dos outros (alteridade);
– habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
– habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.