Ainda no mês passado, juntamente com as ações do Agosto Lilás, a Brigada Militar lançou em todo o Estado a Operação Shamar, que seguem dentro do mês de setembro, com objetivo de combate ao crime de violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio. Foi definido esta quinta-feira, dia 14 de setembro, como o dia “D”, para ações mais específicas, principalmente de conscientização através de ações policiais preventivas, educativas e repressivas.
No 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas as ações foram intensificadas, em todos os municípios, principalmente através do trabalho das guarnições da Patrulha Maria da Penha, com visitas às vítimas de violência doméstica e familiar, ainda averiguações de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência. Também realizadas diversas barreiras policiais educativas de conscientização, com entrega de folders.
A Operação Shamar foi desencadeada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança, sendo em Igrejinha e Três Coroas a operação executada em conjunto entre a Brigada Militar e a Polícia Civil.
SALA LILÁS EM IGREJINHA
Previsto para inaugurar nos próximos meses, a Brigada Militar prepara em Igrejinha, na sede da 3ª Companhia, um local adequado para ampliar as modalidades de atendimento às vítimas de violência doméstica. A Sala Lilás será um espaço de acolhimento às mulheres vítimas da Lei Maria da Penha.