Na noite de quinta-feira (10/08), a Brigada Militar de Canela realizou no Teatro Municipal de Canela, no centro do município, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, do primeiro semestre de 2023.
Neste semestre as aulas do PROERD de Canela foram ministradas pelo Soldado Jeferson Secco Oliveira, que já desempenha a função há cinco anos, para 10 turmas, dos 5º anos, de 07 escolas, formado 260 alunos.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre estas: o Tenente Coronel Cezar Augusto Chaves – comandante do 1º BPAT, o Capitão Ubirajara da Rocha Dill – comandante da 2ª Companhia de Canela, Sr. Jonas Roberto Bohn Bernardo – representando o Prefeito Municipal, Sr. Vancarlo André Anacleto – Juiz de Direito, Sr. Roberto Vieira de Oliveira – Secretário de Educação, Sra. Carmem Lúcia Seibt Moraes – Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Sr. Antônio Saldanha – Presidente do Mocovi, ainda familiares dos formandos e a comunidade.
Durante a cerimônia os alunos prestaram o juramento do PROERD se comprometendo a dizer não às drogas e à violência. Todos os alunos receberam certificado de conclusão, medalha e leões de pelúcia (mascote do PROERD). Ainda houve premiação de bicicletas aos alunos que se destacaram com as melhores redações sobre o conteúdo estudado.
Escolas participantes do PROERD, no 1º semestre:
- Barão do Rio Branco, bairro Saiqui;
- Dante Bertoluci, Bairro São Luiz;
- Cônego João Marchesi, Bairro Ulisses de Abreu;
- Severino Travi, Bairro Distrito Industrial;
- Marista, Bairro Centro;
- Pedro Oscar Selbach, Bairro São José;
- Neusa Mari Pacheco – CIEP, Bairro Canelinha.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através de emendas impositivas de Vereadores de Canela, repassadas ao MOCOVI, para a aquisição dos brindes e prêmios dos formandos do Proerd.
Para o segundo semestre está previsto a formação de 12 turmas de 5º ano, uma turma do ensino infantil e uma turma do ensino médio (1º ano).
O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
- autoconhecimento e autogerenciamento;
- tomada de decisão responsável;
- compreensão dos outros (alteridade);
- habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.