A rápida ação e principalmente o preparo e treinamento de dois Bombeiros de Canela salvaram a vida do pequeno Bernardo, na época apenas com oito dias de vida. Passados dez meses daquele dia que poderia ter terminado em tragédia não fossem os “anjos de plantão” naquele dia no quartel, os Bombeiros Roger Martins e José de Moraes reencontraram o pequeno Bernardo. Ambos foram convidados para o Mesversário do bebê.
Roger comentou sobre aquele dia. “Há alguns meses atrás, eu juntamente com o José e toda a equipe, estávamos na hora certa no momento certo, ali, próximo a entrada do quartel, quando um pai e uma mãe de forma desesperada adentrou ao quartel e me entregou seu bem mais valioso aos meus braços, seu bebê de apenas 8 dias estava engasgado. E após a manobra de desengasgo, conseguimos alcançar êxito na missão de salvar vidas. Até hoje o pai, André Aguirre me vê, me agradece imensamente por salvar a vida do seu filho. Sem dúvida é uma sensação emocionante e muito gratificante ao qual fico extremamente grato pela profissão ao qual escolhi. E hoje pude participar de seu mesversário, os pais André e Mônica nos convidaram a participar da festinha, e por obviedade não poderia deixar de ir. Estava de folga e fomos eu e o José de Moraes, fomos fardados para representar a instituição ao qual sirvo e que tenho orgulho. Ao chegar lá, estava Bernardo, fardado nos aguardando com um belo sorriso no rosto e com muita saúde. Isso não tem preço, poder vê-lo bem e toda família feliz, pais, avós, primos e tios. Obrigado Deus por me guiar e obrigado André e Mônica por confiar em mim e em nosso CBMRS o seu bem mais valioso.
O pai, André Aguirre, também falou sobre a importante atuação dos Bombeiros que salvaram a vida do seu filho. “Minha eterna gratidão a você meu irmão. Nunca vou deixar de rezar por você é a sua família. E tenha certeza que quando o Bernardo crescer também vai orar por vocês. Mais uma vez, obrigado por salvar a vida do meu filho. Só queria acrescentar a grandeza do profissional Roger Martins. Três pediatras cuidaram do Bernardo devido à gravidade do que aconteceu com ele juntamente com dois clínicos e um pneumologista. E todos eles me disseram que se você não tivesse sido preciso no desengasgo, podia ter causado sérias lesões no Bernardo porque ele tinha apenas 8 dias. Parabéns pelo baita profissional que és. O Bernardo foi o quinto anjo que você salvou. Você é abençoado e iluminado”, destacou.