Bombeiros de Canela resgatam gambá fêmea e seus filhotes

0
82
Foto: Soldado Assmann/Divulgação
Publicidade

O Corpo de Bombeiros, com sede em Canela, atendeu nesta segunda-feira (18) uma ocorrência envolvendo a captura e a remoção de gambás no forro de uma residência. Após a fêmea e os filhotes foram soltos nas redondezas da Floresta Nacional – IcmBio.

Os gambás são onívoros, ou seja, se alimentam de pequenos vertebrados, ovos, frutos e raízes. Os gambás têm no seu sangue substâncias que inibem o veneno de escorpiões e cobras, como jararacas, corais e cascavéis, o que os torna ótimos predadores desses. E, mais, os gambás podem ser responsáveis por um novo soro que ajuda no tratamento dessas picadas: as proteínas do sangue deles bloqueiam os efeitos locais, como hemorragia e edema.

Publicidade

Ajudam no controle de espécies consideradas pragas na agricultura, como insetos e roedores, evitando um desequilíbrio na cadeia alimentar do ecossistema. São responsáveis pelo controle da população de carrapatos, que transmitem inúmeras doenças tanto para o ser humano como para outros animais, como os cães. Em uma semana, um gambá pode comer mais de 4.000 carrapatos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.