18.7 C
Canela
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoBolanta gaúcha é atração no 14° Festival de Cultura e Gastronomia de...

Bolanta gaúcha é atração no 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Publicidade

Em época de festejos farroupilhas, o 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que vai até 20 de setembro, está promovendo ações de resgate e preservação da cultura gaúcha. Em parceria com o festival, a Matería Capitão Rodrigo – um comércio de turismo cultural – estacionou uma bolanta típica do final do século XIX na praça Major Nicoletti. O equipamento é a unidade móvel da empresa. Além de disponibilizar erva-mate e água quente, a Matería ensina o preparo do mate aos visitantes e compartilha saberes relacionados com a cultura do chimarrão.

Conforme Fernanda Valente de Souza e Rodrigo Schlee, proprietários da Matería Capitão Rodrigo, a bolanta faz uma releitura do meio de transporte de tração animal usado pelos gaúchos. “Antigamente, além de transportar mercadorias e pessoas, as bolantas serviam de comércio ambulante e moradia para o povo que vivia no pampa. Fizemos um resgate histórico e transformamos a bolanta em unidade móvel da Materia”, afirma Rodrigo.

Publicidade

Outra atração proposta pela Matería Capitão Rodrigo é a exposição “O ofício do guasqueiro e a arte gaúcha do couro”, que ocorre de 13 a 20 de setembro, no Coreto na praça Major Nicoletti, e faz parte da programação da Semana Farroupilha de Gramado. “Nosso objetivo é compartilhar com o público conteúdos interessantes e educativos referentes às nossas memórias e bens culturais”, explica Fernanda.

Publicidade

Os visitantes poderão apreciar objetos de couro similares aos utilizados pelos povos originários, além de artigos de uso cotidiano dos gaúchos, como peças de vestimenta e montaria. “É um espaço muito diverso e interessante, onde ferramentas e materiais usados no trabalho em couro também fazem parte do acervo que compõe a mostra”, complementa Fernanda.

O casal dedica seu tempo à pesquisa sobre a história do gaúcho há mais de duas décadas e recentemente lançou a websérie documental “O Guasqueiro e a Arte Gaúcha do Couro”. Na exposição, que funciona das 11h às 19h, serão projetados os dez episódios da série, que tem como essência a guasqueria. “Considerado uma das primeiras manifestações artísticas da região pampeana, o ofício é um patrimônio cultural dos gaúchos”, destaca Rodrigo.

SOBRE O FESTIVAL

Com o tema “Oliveiras, olivas e azeites de oliva – Harmonizando Sabores”, o festival conta com 16 participantes: Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo, Cacique Restobar, Candido’s Pizza Gourmet, Wazla Burger, Narō Culinária Japonesa, San Tao, La Vinicola, Casa Di Pietro, Malbec Restaurante, Cantibello, Contemporâneo, Olivas de Gramado, Restaurante Armazém da Lolô, Taverny Café e Crêperie e The Waffle King.

O evento é apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Stella Artois. Co-patrocínio: Oxford e Strauss. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi – Pioneira 120 anos, Escola Chef Gourmet, Senac Gramado, UCS, Adylnet Acesso a Internet, Lagos de Gramado Chocolates Artesanais, Stemac Grupo Geradores e Cristais de Gramado. Apoio institucional: Ibraoliva, Unido Olivicultores Brasileiros. Colaboradores: Materia Capitão Rodrigo e Hard Rock Café Gramado. Agente cultural: Marca Produções Artísticas. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Correalização: Abrasel Hortênsias. Financiamento: Pró Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. Mais informações em www.festivalgastronomiagramado.com.br.

SERVIÇO

14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

De 8 a 20 de setembro de 2022

Rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro

Funcionamento: das 11h30 às 22h

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (14)

11h

Oficina Sabores do Mediterrâneo: Peixe ao Romanesco

Escola Senac Gramado

11h30

Distribuição de água quente e erva mate + Escola do Mate com ensino do preparo da bebida e degustação de mate e chimarrão.

Das 11h30 às 19h na Praça Major Nicoletti

14h

Oficina Torta Mousse de Chocolate com Azeite de Oliva

Escola Le Chef Gourmet

18h30

Mostra dos Aprendizes Programa de Artes

Sapateado

18h30

Oficina de Azeites Gaúchos

Espaço Ibraoliva

19h30

Show com Matheus Leal

Palco Gastronomia

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | A tradicional Festa Colonial de Canela contará com um evento especial neste domingo, 28 de julho. A partir das 15h, ocorrerá a aguardada escolha das soberanas, um dos momentos mais esperados da celebração. As candidatas desfilarão e...
REGIÃO | Em 18 unidades prisionais do Estado, são produzidos itens em oficinas de marcenaria para pessoas atingidas pelas enchentes. Até o momento, já foram confeccionados 216 móveis, como berços, camas e armários, 287 casinhas para cachorros e cerca...
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.