A bancada do PDT de Canela, através dos vereadores Carlos Oliveira, Ismael Viezze, Jerônimo Rolim, Jonas Bohn e Jone Wulf, protocolizou legislativamente dois pedidos ao prefeito, a fim de que seja alterado o decreto de calamidade pública para regulamentar a abertura das igrejas e templos e cultos e missas, além da reabertura de restaurantes, bares barbearias e salões de beleza e outras atividades, como indústria e área de chocolates.
Os pedidos dos vereadores estão fundamentados nos dois últimos decretos expedidos pelo governo estadual, especialmente o último decreto de número 55.177, que indica a obrigatoriedade de haver regulamento municipal para a liberação das atividades pleiteadas.
Os vereadores ressaltam o número crescente de desempregos que está ocorrendo na região e a dificuldade em retomar o setor tardiamente.
Ainda, os vereadores ressaltam a necessidade da utilização de máscaras e distanciamento interpessoal, destacando o belo trabalho que a comunidade está fazendo produzindo máscaras em casa, medida autorizada pela Organização Mundial de Saúde.
O pedido de regulamentação das atividades religiosas é a Indicação 111, assinada pela bancada do PDT e o pedido para a flexibilização do comércio é a Indicação 110, assinada pelo vereador Jerônimo Rolim.