A Administração Municipal promoveu mais um encontro do Programa Canela Participa na noite da última quinta-feira (26), no CRAS Santa Marta, para anunciar a execução de uma importante obra. Com a presença do prefeito Constantino Orsolin, do vice-prefeito Gilberto Cezar, da presidente da Câmara de Vereadores, Emília Fulcher, secretários municipais e moradores do bairro, foi assinada a ordem de início para construção de uma nova escola municipal. O educandário ficará localizado no terreno junto ao CRAS, na Rua da República, Nº 134. Ao todo a instituição de ensino contará com 1.300m² de área construída, sendo 850m² de edificação modular e 450m² de alvenaria.
No total a nova escola terá 10 salas de aulas, além de dois banheiros masculinos, dois banheiros femininos e um banheiro com acessibilidade, uma sala multiuso, sala administrativa, cozinha e refeitório. A primeira etapa da obra engloba o espaço de edificação modular, com previsão para que já seja utilizado por professores e estudantes no 1º semestre de 2023.
Conforme a secretária de Educação, Janete Oliveira da Silva Santos, neste primeiro momento a escola será destinada para turmas de séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano) do turno integral. “É uma região da nossa cidade que possui grande população e percebemos a necessidade de oferecer uma escola de tempo integral para esta comunidade. Peço aos pais e às famílias que nos ajudem nesta causa entendendo a importância das crianças permanecerem o dia todo na escola, absorvendo ainda mais conhecimento” comentou a secretária Janete.
CAPACIDADE PARA RECEBER 150 ALUNOS
A nova escola terá capacidade para receber cerca de 150 alunos. “O turno integral é a maior obra deste governo, pois trata-se do futuro das nossas crianças e dos nossos jovens! Obras como esta não representam gasto para o poder público, mas sim investimento. Não podemos mais retroceder na área da educação”, frisou o prefeito Constantino Orsolin.
A empresa Verdi Sistemas Construtivos é a responsável pela construção da edificação modular, ao custo de R$ 3.981.019,44. No final da reunião o morador Eliseu Gross falou em nome da comunidade local. “Muitas pessoas lutaram por esta escola ao longo dos anos e é um orgulho vermos o bairro Santa Marta ser lembrado pelo poder público. Além da escola, também ganhamos recentemente um ginásio, ruas asfaltadas e calçadas. Isso representa dignidade para nós moradores”, destacou Eliseu.
Fotos: André Fernandes