“O povo gritou com toda a força e tocaram os shofares. Quando o povo ouviu o soar das trombetas, soltou um forte grito de guerra e a muralha caiu por terra. Imediatamente cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade completamente.”
Josué 6.20
Estimado leitor,
O versículo desta semana retrata o ápice da Batalha de Jericó quando os israelitas obtiveram uma das mais gloriosas vitórias na história, visando à conquista da terra de Canaã. Sob a liderança de Josué, após a travessia do rio Jordão, o povo seguiu diligentemente as ordens do Senhor tal como é descrito na Bíblia Sagrada, de forma que os muros intransponíveis da cidade de Jericó vieram ao chão pela intervenção divina.
Trata-se de uma história de obediência, persistência e confiança, e é sobre estas três palavras chave que vou me deter nesta semana.
Ser obediente é seguir à risca a ordem que lhe é dada, não desviar para a esquerda nem para a direita. E quando a ordem é vinda de Deus, precisa ser cumprida sem margem para questionamento e muito menos murmuração. A sociedade global, entretanto, é hedonista e rebelde – à revelia das leis de Deus, busca o prazer imediato acima de tudo sem pesar as consequências de seus atos. O ser humano tem uma dificuldade intrínseca de obedecer, pois isto confronta com a vontade do seu ego.
Persistir quando o vale é longo não é uma tarefa fácil e somente poucos conseguem percorrê-lo até o fim com afinco. Somos tentados a desistir ao longo da caminhada diante das adversidades encontradas, mesmo que iniciemos de forma determinada. Se Deus lhe prometeu a vitória é certa – desde que você não desista, siga de cabeça erguida rumo ao alvo, mesmo diante das dificuldades que irão se interpor à sua frente!
Sem confiar nas promessas de Deus, fraquejaremos e nossa obediência e persistência vão ruir em pouco tempo. É preciso depositar nossa fé Naquele que prometeu e é fiel para cumprir em Seu tempo, não no tempo do homem.
Exercite sua imaginação e transponha-se para aquela época em que os israelitas não tinham condições físicas de derrubar a fortaleza de Jericó, mas obedeceram as instruções de Jeová, persistiram mesmo quando não tinham resultados visíveis e, acima de tudo, creram que o Senhor daria a prometida vitória em suas mãos. Hoje não é diferente – qual é a muralha que está hoje à sua frente e você não consegue seguir à frente? Escute a voz de Deus a lhe instruir – obedeça-a, não desista e confie na estratégia que Ele está lhe dando. A vitória é certa!