Em meados de 1988, um amigo trouxe até Valdir Colombo um modelo bruto de um possível fole de madeira com o pedido de que ele fizesse 20 peças. O material foi produzido, porém nunca foram buscar a encomenda. Cerca de 1 ano depois, com as peças ainda estocadas, Valdir resolveu colocá-las no carro e vender em artesanatos na cidade de Gramado. O que aconteceu? Na primeira loja em que ofereceu o produto, vendeu as 20 peças.
Vendo que o produto era extremamente útil e condizia com os costumes da região, ele então começou a produzir mais peças e se especializou no processo de fabricação do produto. Assim começa a fabricação dos foles de couro pelo artesão canelense. Hoje o pruduto é vendido tanto em artesanatos locais como também exportado a pedidos para outras regiões.
Valdir é Artesão há mais de 30 anos, morador de Canela, tem uma pequena fábrica onde produz suas peças únicas. Cada peça é feita individualmente, desde o corte da madeira até o último acabamento.
Valdir trabalhou em fábricas de móveis onde ganhou experiência no manuseio de máquinas de couro e madeira, mas há 20 anos vem aperfeiçoando a técnica de produção do Fole de que é totalmente artesanal.
O Fole
O Fole é excelente para carvão e lenha. Potencializa a chama em questão de minutos.
Usado para potencializar o fogo de lareiras, churrasqueiras e fogões, tendo uma aparência antiga e artesanal, é muito usada também na decoração de ambientes.
Os Foles são fabricados com madeira de reflorestamento e acabados com couro legítimo, o comprador pode escolher ainda os apliques que vão na parte superior da peça, como a Ferradura de Cavalo, a Cabeça de Cavalo, a Cuia, etc..
Os Foles de Couro podem ser facilmente encomendados por lojistas e consumidores finais pelo WhatsApp 54 9 9915 1831.
Fonte: Jornal do Povo – RS