16.6 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasArtesão canelense se especializa na arte de confeccionar fole de couro

Artesão canelense se especializa na arte de confeccionar fole de couro

Publicidade

Em meados de 1988, um amigo trouxe até Valdir Colombo um modelo bruto de um possível fole de madeira com o pedido de que ele fizesse 20 peças. O material foi produzido, porém nunca foram buscar a encomenda. Cerca de 1 ano depois, com as peças ainda estocadas, Valdir resolveu colocá-las no carro e vender em artesanatos na cidade de Gramado. O que aconteceu? Na primeira loja em que ofereceu o produto, vendeu as 20 peças.

Vendo que o produto era extremamente útil e condizia com os costumes da região, ele então começou a produzir mais peças e se especializou no processo de fabricação do produto. Assim começa a fabricação dos foles de couro pelo artesão canelense. Hoje o pruduto é vendido tanto em artesanatos locais como também exportado a pedidos para outras regiões.

Publicidade

Valdir é Artesão há mais de 30 anos, morador de Canela, tem uma pequena fábrica onde produz suas peças únicas. Cada peça é feita individualmente, desde o corte da madeira até o último acabamento.

Publicidade

Valdir trabalhou em fábricas de móveis onde ganhou experiência no manuseio de máquinas de couro e madeira, mas há 20 anos vem aperfeiçoando a técnica de produção do Fole de que é totalmente artesanal.

O Fole

O Fole é excelente para carvão e lenha. Potencializa a chama em questão de minutos.
Usado para potencializar o fogo de lareiras, churrasqueiras e fogões, tendo uma aparência antiga e artesanal, é muito usada também na decoração de ambientes.

Os Foles são fabricados com madeira de reflorestamento e acabados com couro legítimo, o comprador pode escolher ainda os apliques que vão na parte superior da peça, como a Ferradura de Cavalo, a Cabeça de Cavalo, a Cuia, etc..

Os Foles de Couro podem ser facilmente encomendados por lojistas e consumidores finais pelo WhatsApp 54 9 9915 1831.

Fonte: Jornal do Povo – RS

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.