O Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 002/2022, que garante a presença de doulas em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada de Gramado foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 9. A proposta é de autoria da parlamentar Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) e institui a permissão durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.
A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”. São profissionais capacitadas para oferecer apoio continuado a outras mulheres, seus companheiros e familiares, proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte antes, durante e após o nascimento dos filhos. A doula realiza o acompanhamento e utiliza técnicas de alívio da dor e de relaxamento, além de exercícios específicos de preparo para o trabalho de parto.
“Foi um projeto trabalhado por muitas mãos, chamamos as doulas, mamães e o hospital, para deixar ele bem completo. Conheço esse trabalho e sei de sua importância não só na vida das mães, mas é um auxílio e acompanhamento para toda a família”, disse Rosi.
Semana da Consciência e Combate à Drogadição
Foi aprovado de forma unânime o projeto (PLL 019/2022) do vereador Joel da Silva Reis (Progressistas), que institui a Semana da Consciência e Combate à Drogadição em Gramado. No dia 20 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo e durante essa semana o vereador propõe a realização de ações preventivas no município para alertar e conscientizar a população sobre os males que as drogas causam à saúde, às famílias e para a sociedade.
Com a aprovação, a Semana passa a constar no Calendário Oficial de Eventos da cidade.
“O objetivo é promover ações conjuntas entre a Prefeitura, entidades e instituições municipais, com o objetivo de realizar palestras, encontros e outras atividades culturais e educacionais, que contemplem reflexões sensibilizando cada vez mais pessoas em torno desta causa”, afirma o vereador.