18.4 C
Canela
sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoApresentada a 33ª Festa da Colônia de Gramado, uma festa de total...

Apresentada a 33ª Festa da Colônia de Gramado, uma festa de total integração

Publicidade

GRAMADO – A 33ª Festa da Colônia de Gramado foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (26) na Sociedade da Linha Marcondes, interior de Gramado. O evento acontece de 25 de abril a 12 de maio, no complexo do Expogramado, em Gramado e celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município.

Para o secretário de Agricultura de Gramado, Rafael Ronsoni, a Festa da Colônia se tornou uma importante ferramenta para que os agricultores permanecessem no meio rural. “Com a Festa da Colônia os jovens que estavam abandonando o campo para trabalhar na cidade estão retornando e desenvolvendo as propriedades rurais através das agroindústrias e todo apoio que prestamos. Lá no início da nossa Administração tínhamos 68 agroindústrias legalizadas, agora são mais de 100”, comemorou. O titular da pasta também destacou o trabalho que a Administração Municipal fez e faz por todo o interior, “vias asfaltadas e todo um apoio ao nosso homem do interior”, destacou Ronsoni.

Publicidade

Já a presidente da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, que promove a Festa, Rosa Helena Pereira Volk, estava eufórica na realização de mais um grande evento. “Sinto um enorme orgulho. Estamos realizando a Páscoa em Gramado e já estamos aqui realizando o lançamento da 33ª Festa da Colônia. Nossa cidade apresenta as suas potencialidades evidenciando a importância dos colonos e o contexto rural nos dias atuais. A partir do dia 25 de abril nossa população e visitantes terão um destino certo, os pavilhões do Expogramado. Esperamos contar com a presença de nossa população e também de nossos visitantes aproveitando muita música, dança, cultura e gastronomia”, disse a dirigente.

Publicidade

Durante seu discurso, o prefeito Nestor Tissot enalteceu o trabalho realizado pelos agricultores. “Nossa Festa da Colônia exemplifica a nossa história quando imigrantes portugueses, alemães e italianos iniciaram a colonização de Gramado com muito trabalho, dedicação e perseverança transformaram a cidade. Temos a certeza que assim como em edições anteriores os festejos terão uma grande importância para nossos colonos, nossos moradores e visitantes. Estamos ansiosos para o início do maior evento cultural de Gramado”, disse o Prefeito.

Confira o que terá na Festa da Colônia em sua 33ª edição.

Em Gramado, a relação entre colonos, moradores e turistas tornaram-se mais próxima em janeiro de 1985, quando ocorreu a primeira edição da Festa da Colônia de Gramado, no antigo ginásio de esportes da Prefeitura (ficava em anexo ao atual prédio da municipalidade). O evento ocorreu de 5 a 13 de janeiro, sendo parte da programação da 11ª Festa das Hortênsias. As primeiras edições foram de dois em dois anos, chegando em 2023 à 32ª edição.

O evento deste ano, que inicia dia 25 de abril e vai até 12 de maio, terá 18 dias de duração, funcionando diariamente das 10h às 22h no complexo do Expogramado. Não abrirá somente na quarta-feira, dia 08 de maio, e o acesso e estacionamento é gratuito.

Feira de Produtos

A força das agroindústrias do município poderá ser conferida na Feira de Produtos, onde serão comercializadas compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias, vinhos, cervejas e artesanato rural.

Corte da Festa

A Rainha e Princesas da Festa da Colônia são uma atração à parte. Circulam pela Festa, fazem fotos com os visitantes e mostram uma simpatia que cativa a todos. São elas: a Rainha Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo, e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo. Nesta edição da Festa acontece no último final de semana do evento a escolha da nova Corte que irá representar o evento no biênio 2025 e 2026.

Festa dos Espantalhos

Os espantalhos serão decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizado para espantar os pássaros das plantações. Este concurso possibilita que as empresas locais participem, deixando seus bonecos estilizados, contribuindo para o embelezamento do evento e expondo também a sua marca. O vencedor receberá um Espantalho de Cristal, da Cristais de Gramado. A decoração dos espantalhos acontece dia 27 de abril, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais.

Bandinhas e Grupos Folclóricos

No Palco Principal, que fica em frente aos Biers, ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. Neste ano a Festa terá a presença de grandes bandas do cenário musical gaúcho e nacional. Portal da Serra, Super Banda Real, Orquestra La Montanara,  Kamarilia, Cleiton Borges, Porto do Som, Banda 0800, Wilseu Pause, são alguns nomes que estarão no evento.

Escolinha Rural

A escola oferecerá oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do Município de Gramado e o nascimento da Festa da Colônia, e um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional. Haverá também uma contação de históricas com ludicidade e encantamento da narrativa de um lindo encontro com brincadeiras de crianças que moravam em uma colônia gramadense. Tudo isso estruturado em uma Brizoleta transferida da Serra Grande, interior de Gramado, para um espaço nobre na Festa. Este espaço tradicional também será palco de visitas guiadas, e será uma oportunidade para vivenciar as culturas dos descendentes de alemães, italianos e portugueses.

Desafios da Colônia

Serão momentos de brincadeiras onde os alunos de teatro do Programa de Artes Pedro Henrique Bertolucci orientados pela educadora artística, Miriam Torres, promoverão competições lúdicas e convidarão os visitantes da Festa da Colônia a vivenciarem junto com seus familiares essas competições interativas.

Será uma verdadeira invasão de famílias de imigrantes que irá tomar conta da Festa da Colônia de Gramado para desafiar o público a sentir na pele todo trabalho por trás de cada gostosura deliciada nesta festa tão regional e genuinamente gramadense.

Museu das Etnias

Um espaço para reunir as três etnias que formaram a região de Gramado. Um espaço para conhecerem nossos antepassados, nossos descendentes, com a participação de alemães, italianos e portugueses.

Desfile de Carretas

A carreta puxada por bois é um equipamento característico nas propriedades rurais, tanto para locomoção como para transporte de produtos. Durante a Festa da Colônia, as diversas localidades do interior decoram carretas com elementos próprios da colônia, como produtos típicos, utensílios e equipamentos usados na atividade rural.

O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 4 e 11 de maio, às 15 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto. Estarão participando cerca de 28 carretas decoradas.

Jogos Rurais

Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.

Fornos de Barro

Em fornos de barro, famílias do interior produzirão, diariamente, cucas, pães, biscoitos, apfelstrudel  (bolo de maçã) e o pãozinho com linguiça. Este espaço deverá reunir seis famílias de diversas localidades do interior de Gramado.

Café da Colônia, o Caffeehaus

O autêntico café da colônia será servido em um espaço que lembra uma casa no interior. Será atendido pela Família Wolf, da Linha Gambelo.

Bier Platz

O tradicional bolinho de batata, pastéis, batata e aipim fritos, estão entre as iguarias que serão oferecidos no Bier Platz, que promete mais uma vez ser um ponto de encontro na Festa da Colônia. O chopp é um dos acompanhamentos tradicionais.

Cozinhas da Oma e da Nonna

As culinárias alemã e italiana estarão presentes nas cozinhas da Oma e da Nonna. Nesta edição, elas retornam com o fogão campeiro e serão atendidas por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com mais de 160 expositores.

A 33ª Festa da Colônia de Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur. O evento tem a apresentação do Ministério da Cultura com o apoio do Sebrae Agronegócio – empreendedorismo que transforma, Sicredi Pioneira e Orquídea Alimentos. A hospedagem oficial é da Laghetto e colaboração da RBT Internet.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur. A apresentação é do Ministério da Cultura contando com a Lei de Incentivo à Cultura. O apoio é do Sebrae Agronegócio – Empreendedorismo que transforma, Sicredi Pioneira e Orquídea Alimentos. Hospedagem Oficial: Laghetto. Colaboração: RBT Internet. Apoio Institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.

Serviço:

33ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro).

Quando: de 25 de abril a 12 de maio de 2023.

Fechado na quarta, dia 08 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Neste sábado, 27, o Centro Esportivo Gramadense recebe o Novo Hamburgo, pela 6 rodada do Gauchão Sub-17 A1. A partida será disputada na Vila Olímpica, a partir das 11 horas.A equipe se remobiliza após sofrer o primeiro...
Iniciativa visa conscientizar e educar crianças sobre as regras de trânsito e segurança nas viasSÃO FRANCISCO DE PAULA - Na última quarta-feira (24), o Departamento de Trânsito de São Francisco de Paula realizou a primeira aula da Escola Pública...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.