11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoAluna da Danton Corrêa publica livro de contos

Aluna da Danton Corrêa publica livro de contos

Publicidade

Desde criança, a estudante Alanis Vitória da Silva, de 16 anos, adora escrever histórias de fantasia, terror, aventura e muitos outros temas. Agora, com a ajuda de sua professora de Português na Escola Estadual de Ensino Médio Danton Corrêa da Silva, Nathalia Martins Vieira, a adolescente vai concretizar algo que nunca havia imaginado: a publicação do seu próprio livro, “Os sonhos de uma menina – Comece acreditando”.

Inicialmente pensada para ser publicada em formato impresso, a obra acabou se tornando um e-book, em virtude da pandemia. “Eu nunca pensei em escrever um livro, porque eu só escrevo textos curtos. Lembro que a ideia surgiu em uma aula de Português, quando a professora leu uma história infantil que eu escrevi, gostou e eu comentei que escrevia muito”, conta Alanis, que faz parte das classes especiais na escola.

Publicidade

Animada com o lançamento do livro, Alanis, que antes pensava em fazer faculdade de Medicina Veterinária, agora cogita cursar Letras e investir na carreira de escritora. “Se tudo der certo, quero continuar escrevendo”, afirma.

Publicidade

A professora Nathalia relata que lhe chamou a atenção, logo de cara, a Alanis como pessoa. “Uma menina quieta, que passava o tempo todo escrevendo, mesmo quando não havia nenhuma atividade textual e, quando havia, ela não me entregava uma redação, e sim mais de uma”, recorda.

A inquietude literária da estudante despertou o interesse da docente, que passou a pedir para a adolescente escritos extracurriculares. Percebeu que a menina escrevia sobre histórias variadas, de forma criativa. “Lentamente, comecei a considerar a possibilidade de materializar esse desejo da Alanis, de expressar-se por meio da escrita”, diz Nathalia.

A coordenadora Viviani Devalle, da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Caxias do Sul, soube do então projeto do livro no ano passado, quando parte da equipe da escola visitou a sede da coordenadoria e apresentou a novidade. “É um exemplo de superação, porque, diante das dificuldades que ela tem, ela escreveu um livro contando histórias inspiradoras e ainda soube fazer a adaptação para e-book, devido à pandemia”, observa.

Para Viviani, este é um exemplo a ser seguido por aqueles que, muitas vezes, reclamam das dificuldades e acabam por não concretizar seus objetivos. A coordenadora destaca o quanto Alanis é batalhadora e reconhece, também, o mérito da escola, “que soube identificar esse talento e apoiar essa ação”.

O livro de contos tem ilustrações do artista plástico cubano Lázaro Loiser Sánchez Diego, que criou as imagens voluntariamente. A publicação foi patrocinada por uma empresa de revisão de textos.

Para aqueles alunos que, assim como ela, têm o gosto pela escrita, Alanis tem um recado: “Por mais que a ideia de escrever não pareça grande coisa, tem que acreditar. No início eu não acreditava, mas é preciso seguir em frente. Sempre vai ter dificuldades, mas pode virar uma grande história”, comenta.

Fonte: Secretaria Estadual de Educação

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.