9 C
Canela
sábado, abril 5, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioNotíciasAlerta de chuvas fortes e temporais neste domingo

Alerta de chuvas fortes e temporais neste domingo

A MetSul Meteorologia adverte que a instabilidade se intensifica e atingirá um maior número de pontos no Rio Grande do Sul neste domingo com chuva que será localmente forte a torrencial em alguns momentos com muitos raios e altíssima probabilidade de queda de granizo em alguns pontos, assim como já ocorreu hoje cedo em municípios da Grande Porto Alegre, dos vales e do Litoral Norte gaúcho. Será mais uma jornada da longa sequência de dias de tempo instável no Rio Grande do Sul que a MetSul antecipa deve durar ao menos mais uma semana.

Publicidade

A instabilidade não consegue avançar pelo Sul do país até o Centro-Oeste e o Sudeste, o que faz com que o escoamento da umidade vinda da Amazônia se direcione para o Rio Grande do Sul. A instabilidade se concentra na área de transição entre duas massas de ar, uma fria ao Sul e outra muito quente ao Norte, e isso vai se dar sobre o território gaúcho.

Com a alimentação de ar quente de Norte e a atmosfera mais aquecida do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul neste domingo, mesmo que não esteja a temperatura alta em superfície como será o caso de Porto Alegre e não será o de municípios do Noroeste e do Norte do Estado, a instabilidade tende a aumentar e se formam nuvens carregadas do tipo Cb (Cumulunimbus) que trazem chuva localmente forte, abundante atividade elétrica (raios) e granizo localizado em diferentes pontos. Em alguns, vento moderado a forte com a instabilidade.

Estamos na época do ano em que há maior incidência na climatologia histórica de granizo no Rio Grande do Sul. Neste domingo, a chuva com risco de granizo localizado tende a ser mais intensa mais uma vez ao redor de pontos do paralelo 30ºS, de Oeste (área de Uruguaiana) ao Litoral, passando por Santa Maria, os vales, e a Grande Porto Alegre.

Ocorre que a chuva será mais ampla que neste sábado e as precipitações deverão alcançar cidades que não tiveram chuva, como se previa, neste sábado. Serão os casos de muitos municípios da Metade Sul, exceção do Extremo Sul, e da Metade Norte, com exceção de localidades mais ao Noroeste e o Norte do Estado próximas de Santa Catarina.

Na segunda-feira, a instabilidade perde força no Oeste, no Centro e no Sul do Rio Grande do Sul e tende a se concentrar mais na Metade Norte com chuva, que virá com pancadas localmente fortes, raios e granizo isolado. A Serra, os Aparados e o Litoral Norte são as áreas em que a chuva deve ser mais volumosa e a instabilidade mais forte ao longo da segunda.

A Defesa Civil RS emitiu neste sábado (05), um alerta para possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo nas áreas delimitadas em vermelho.

Para quem não agüenta mais tanta chuva, as notícias não poderiam ser piores. Segundo os últimos dados, a instabilidade pode ser mais prolongada que se acreditava até ontem. Modelos numéricos analisados pela MetSul que projetavam instabilidade no Rio Grande do Sul até sexta-feira (11) agora indicam chance de chuva ao menos em parte do Estado até o domingo (13). Somente no começo da outra semana, entre os dias 13 e 14 deste mês, o tempo firmaria no território gaúcho e mesmo assim não por muito tempo, já que não haverá ingresso de ar polar.

É importante enfatizar que, a despeito de estar se prevendo instabilidade até o dia 13 no Rio Grande do Sul, isso não significa que a chuva será incessante neste próximos sete a oito dias e que todas as cidades terão chuva ao mesmo tempo entre os 497 municípios do Estado. Haverá momentos de melhoria, inclusive com aberturas de sol, para logo após voltar a chover.

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | A Brigada Militar foi acionada na tarde desta sexta-feira (04/04) para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na Rua Madre Verônica, centro da cidade. A colisão ocorreu por volta de 14h15min e envolveu uma moto Honda...
CANELA | O vereador Nene Abreu, prestou uma significativa homenagem à bombeira militar Jéssika Assmann e ao Corpo de Bombeiros de Canela pela realização da 3ª Edição da Campanha Capacete Rosa. Este evento, ocorrido em 23 de março de...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.