A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Saúde e Centro Materno Infantil realiza um trabalho de conscientização e incentivo à amamentação promovido pelo Agosto Dourado. A nutricionista do Centro Materno Infantil Patrícia Reimann destaca que o aleitamento materno é uma estratégia natural de nutrição, de vínculo e da proteção para criança e que tem um enorme impacto na morbimortalidade infantil, ou seja tanto no adoecimento ou mortalidade dos pequenos. “Amamentar é muito mais que nutrir a criança é um processo que transmite amor, carinho, fortalecendo os laços afetivos. Além disso o leite materno é um alimento completo tendo a melhor nutrição para o bebê”, completou Patrícia.
Já a enfermeira coordenadora do Centro Materno Infantil, Letícia Zanin de Brito fala do trabalho da rede de apoio para atender mães que têm dificuldades para realizar o processo da amamentação. “Quando as mães chegam no Centro Materno a gente trabalha explicando que amamentar é um ato de amor e que o leite materno é o mais importante nos os primeiros meses de vida. Amamentar é algo sublime, os primeiros dias são difíceis, mas com orientação elas conseguem” relata Letícia que coloca os profissionais da unidade a disposição para auxiliar as mamães nessa questão.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.