Na manhã desta terça-feira (05) o prefeito Nestor Tissot e o vice-prefeito Luia Barbacovi receberam a presidente da Junta Comercial do Estado, Lauren Momback e o coordenador do Descomplica RS para falar sobre o programa Tudo Fácil Empresas. O programa consiste em uma plataforma que permite a abertura de empresas on-line, de forma gratuita e rápida. O secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz, e a secretária da Fazenda, Sônia Molon também participaram do encontro.
O Tudo Fácil Empresas abrange todos os serviços que o empreendedor precisa para abrir uma empresa com atividades de baixo risco através de uma metodologia de dez etapas em dez minutos. O objetivo é desburocratizar e fomentar o empreendedorismo. Atualmente, o prazo médio de abertura de uma empresa no estado é de dez dias. Em Gramado, com a lei da Liberdade Econômica, esse processo dura 24h.
“Com a adesão do programa, o empreendedor gramadense poderá ter sua licença em apenas dez minutos, cumprindo com a nossa missão de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo em nossa cidade’, destacou o secretário Ike.
“Será um avanço para a geração de emprego e renda, a exemplo de países como a Nova Zelândia, que é referência em liberdade econômica’, completou o prefeito Nestor.
O próximo passo para a implementação do programa Tudo Fácil Empresas será a realização de estudos técnicos junto ao setor de TI e a expectativa é que ainda neste ano a ferramenta seja implementada na cidade.