Essa expectativa está diretamente relacionada ao retorno das viagens após a pandemia de Covid-19 e a alta produção de chocolates: cerca de 600 toneladas. “A maioria das fábricas iniciou a produção para esse feriado em dezembro do ano passado”, explica o presidente da entidade, Augusto Schwingel Luz.
Segundo ele, a expectativa é que haja um crescimento de 10% em vendas, em relação ao mesmo período em 2022. “Será um momento para recuperar importantes perdas devido a fatores externos, como a pandemia, a guerra da Rússia x Ucrânia, entre outros”, explica.
O diretor executivo da Associação, João Teixeira, salienta que a Achoco vem trabalhando na implementação e manutenção dos processos de melhoria contínua dos seus associados e dos produtos fabricados. “Nosso objetivo é claro: tornar o setor chocolateiro de Gramado de alto padrão e reconhecido internacionalmente, protegendo o verdadeiro ‘Chocolate Artesanal de Gramado’”, diz.
Recentemente, a entidade contratou a auditoria Ustra Consultoria para revisar e aplicar o Regulamento Técnico Interno e auditar as fábricas associadas, avaliando evidências documentais e também a área de produção. Os processos já estão sendo realizados e ainda no primeiro semestre de 2023 acontecerá a entrega dos certificados para os que cumprirem os requisitos de qualidade que avaliam a produção da rigorosa auditoria técnica, que contempla etapas obrigatórias junto a ANVISA para que o produto se enquadre como ‘Chocolate Artesanal de Gramado’. “Tudo isso vem sendo feito para nivelar o setor chocolateiro de Gramado, colocando todos em um alto padrão de qualidade”, afirma Teixeira.
A Associação tem dado toda a estrutura necessária e suporte para que os associados consigam preencher os requisitos. Cumprindo tudo, a partir da conquista da certificação, eles poderão usar o Selo de Procedência.