16.6 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioColunasLeandro RibeiroA EDUÇÃO DOS NOSSOS FILHOS

A EDUÇÃO DOS NOSSOS FILHOS

Publicidade

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele”.

Provérbios 22.6

Estimado leitor,

Refletindo nesses último dias sobre a importância da educação dos nossos filhos, selecionei o verso bíblico acima.

Vivemos dias em nossa sociedade em que a maioria dos pais não dá mais limites aos seus filhos, não ensina, não dialoga, não vigia. Na crescente e desmedida ambição de ocupar o tempo para ganhar mais dinheiro, os adultos delegam a tarefa de educar suas crianças à escola, aos programas televisos (muitos deles impróprios), aos jogos de videogames e outras ocupações que não necessitam da presença do genitores. E desta forma, o perfil e os valores destes pequenos ficam incutidos no seu interior e moldam sua personalidade de forma desastrosa, diga-se de passagem.

O adulto que hoje comete delinquências horrendas, os dependentes psíquico-químicos, alcoólatras e toda sorte de desvios psíquico-patológicos pode ser fruto de uma ausência dos seus pais.

Observe com mais atenção o verso bíblico acima: “ensinar no caminho….. não se desviará dele”. Ensinar no caminho significa que os pais devem estar juntos com seu filhos ao longo do caminho desde seu nascimento. Diferentemente seria dizer “ensinar o caminho”, pois neste caso bastaria que os pais simplesmente dissessem aos seus filhos os preceitos morais e éticos a serem seguidos e se ausentassem. Mas a Bíblia contém a sabedoria divina de Deus e afirma categoricamente que o pai e mãe precisam estar juntas com seus filhos ao longo da sua formação, ensinando com paciência, amor e persistência e, mais do que isto, sendo exemplos coerentes e consistentes aos seus pequenos!

Se os pais assim procederem, a criança de hoje levará consigo por toda sua vida um legado de valores inestimáveis do bem e de Deus que vão pautar suas ações e atitudes. E mais, serão pais que perpetuarão uma efetiva educação, forjando o caráter das gerações futuras.

Faça uma autoavaliação sincera: como você tem educado seus filhos? Você tem sido presente na vida deles e dado bons exemplos? Creia que ainda há tempo de corrigir a rota!

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.