Foi aprovado na segunda-feira (10/06), durante sessão na Câmara de Vereadores, o Plano Cultural do município de Canela e por unanimidade a votação para inclusão da cultura afro-brasileira na PL do Município.
CANELA – A Emenda que incluiu a cultura afro-brasileira no Plano Municipal de Cultura, que também foi aprovado na mesma ocasião por unanimidade pelos vereadores, foi apresentada pelo vereador Jerônimo Terra Rolim. O edil alterou três pontos da PL Municipal, para incluir a Capoeira.
Trabalhando junto com Grupo de Capoeira Liberdade através do professor Luis Carlos Oliveira conhecido como instrutor Mano nas rodas de capoeira, incluiu a história da capoeira dentro do município, destinada a um diagnóstico e registros históricos dentro da cidade. Com esses trabalhos foram direcionandos 11 campos dentro da PL Municipal de Cultura, e definido como será abordado a cultura afro-brasileira e a capoeira nos ambientes onde os projetos que já existem no atual momento.
“A capoeira é um dos grandes instrumentos sociais, com um grande divulgador da cultura afro, hoje no atual momento sendo utilizados pela Prefeitura de Canela, e projetos sociais do nosso município, um dos principais pilares da capoeira é a transformação de vidas de crianças e adolescentes capacitando-os para um futuro lindo e orientando por valores cidadãos”, destacou Mano.