O palco do Palácio dos Festivais já está pronto para receber virtualmente as equipes que disputam os desejados Kikitos. A dupla de apresentadoras Marla Martins e Renata Boldrini conduzem a Cerimônia de Premiação, que terá a direção artística de Rubens Bandeira e será transmitida neste sábado, às 21h, no Canal Brasil.
A primeira edição multiplataforma do Festival de Cinema de Gramado, evento que acontece ininterruptamente há 48 anos, exigiu uma série de adaptações e desafios. “Nesta edição precisamos nos reinventar. Além de pensar no palco do cinema, na apresentação dos cerimoniais, foi preciso dirigir os programas do Festival, que foram pensados para exibição na televisão e nas redes sociais. Precisamos ter um novo olhar para esse formato, foi um grande desafio”, conta Rubens.
A redução das equipes foi necessária, sobretudo, para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança. A equipe de produção de palco sempre foi composta por cerca de 20 pessoas. Este ano, são sete profissionais. Ao todo, perto de 200 pessoas estão envolvidas com a realização do evento. Em 2019, com a edição presencial, esse número era de cerca de 350 pessoas. Também por precaução, as participações artísticas da noite foram gravadas nos dias que antecederam a realização do Festival. “Nosso maior desafio é levar para o público a emoção que existe por trás das câmeras, nos bastidores, e nosso objetivo é traduzir toda a emoção através de cenas bem iluminadas, trilhas e clipes.
Nossas únicas presenças são das apresentadoras que vão revelar os vencedores e chamar os participantes no telão. O desafio é passar essa emoção para quem está assistindo e para quem está angustiado, ansioso do outro lado para saber se vai levar o Kikito. E o Kikito vai chegar em casa e eles com certeza ficarão contentes e felizes porque eles, assim como nós, estão fazendo história por participar neste ano difícil, mas inovador. Em que agradecemos as vitórias e a possibilidade de seguir em frente, de fazer o Festival motivados pela paixão que a gente tem pelo cinema, pelo audiovisual e pelo Festival de Cinema de Gramado. É uma edição cheia de experiências que a gente vai levar para a vida”, avalia Rubens.