Olá queridos leitores, como estão?


No nosso bate papo de hoje, quero abordar um problema que frequentemente sou impelido a solucionar seja em conversas com amigos, reuniões familiares e, acredite, já respondi a pergunta até em igrejas.


Como melhorar o sinal da rede sem fio ou o popular, wifi?

Para começar a conversa, não preciso dizer que encontrar o local ideal para o roteador é uma das melhores formas de otimizar o sinal da sua internet, mesmo assim, abaixo vou listar 5 dicas preciosas que podem te ajudar também. Com a inclusão digital cada vez mais presente, o avanço do acesso à internet nas residências e mais recentemente a evolução do trabalho através do home office, uma conexão melhor e mais rápida se torna, dia-a-dia, uma necessidade básica para os internautas. Essa busca foi potencializada pelo surgimento dos dispositivos móveis, que acessam a internet por meio de conexão sem fio.

Os roteadores wifi têm como função distribuir a internet para outros dispositivos sem fio dentro de seu raio de alcance, porém, esses dispositivos podem apresentar algumas limitações durante a conexão sem fio por conta da distância, da quantidade de obstáculos que o sinal precisa atravessar, da quantidade de decibéis das antenas e uma infinidade de outras variáveis.

Isso, por si só, acaba acarretando a perda de velocidade de navegação e, muitas vezes, não chegando a todos os cômodos da casa. Por isso, separei algumas dicas que podem ajudar bastante na resolução deste problema.

1. Mantenha seus aparelhos atualizados

Uma das principais recomendações para manter seus dispositivos funcionando na máxima capacidade é atualizá-los regularmente. Como qualquer aparelho eletrônico, os dispositivos que se conectam à internet estão sempre em evolução e precisam de novas atualizações com o passar do tempo. Assim, você garante mais velocidade e confiabilidade na transmissão de dados.

2. Escolha um local ideal para o modem

Na hora da instalação do aparelho de wifi, é necessário um cuidado especial na escolha do local. Analise o melhor espaço, levando em consideração paredes, objetos grandes (sofás, geladeiras, divisórias, espelhos, etc), para propiciar maior circulação de ondas de sinal. A melhor estratégia é colocar o roteador em lugares altos, pois assim o sinal se expande pela casa e ainda fica longe de objetos à sua volta. 

3. Posicione a antena corretamente

Confira se a antena do modem está posicionada de forma correta. Ela deve estar direcionada para cima, o que fará com que o sinal se espalhe de forma horizontal. Porém, se seu objetivo é fazer com que o sinal alcance diferentes andares, o ideal é deixá-la deitada, para que as ondas se espalhem verticalmente.

4. Reinicie seu roteador com frequência

Reiniciar o seu roteador com uma certa frequência pode ajudar a melhorar a velocidade de sua internet e evitar o superaquecimento do aparelho. Uma das sugestões é mantê-lo desligado durante períodos que ninguém costuma acessar a internet, como quando você está dormindo, aumentando, assim, a durabilidade do aparelho.

5. Proteja seu sinal

Mesmo com uma senha cadastrada no seu roteador, é importante estar atento à proteção do seu sinal. Podem existir dispositivos desconhecidos utilizando sua conexão sem que você saiba. Para isso, lembre-se de trocar frequentemente a senha da conexão sem fio, dificultando , assim, o acesso de dispositivos não autorizados.

Com estes cuidados, a sua experiência de conexão à internet pode ficar muito melhor, mas, se estas dicas ainda não resolveram o problema, a opção mais simples é a aquisição de um repetidor e pra te ajudar nisso separei um vídeo bem legal do canal TecMundo que possui dicas bem ótimas de como escolher um bom aparelho. Curte aí.

E aí galera, o que acharam do post de hoje?
Dicas para os próximos assuntos, comentários ou dúvidas, manda pra gente enviando seu e-mail Aqui.