4 Dicas Perfeitas Para Melhorar o Desempenho do Windows 10

0
114

Se o seu computador estiver lento, as sugestões a seguir podem ajudar a acelerar as coisas. As dicas estão listadas em ordem, por isso comece pela primeira, veja se ela ajuda e vá para a próxima caso não resolva.

1. Certifique-se de que você tenha as atualizações mais recentes do Windows e dos drivers de dispositivo

Uma das melhores maneiras de obter o máximo de seu computador é garantir que você tenha a versão mais recente do Windows 10 instalada. Quando você verifica se há atualizações, seu computador também procura os drivers de dispositivo mais recentes, o que também pode ajudar a melhorar o desempenho do computador.

Para verificar se há atualizações

Selecione o botão Iniciar e depois selecione Configurações > Atualização e segurança > Windows Update

Siga um destes procedimentos:

Se o status disser “Você está atualizado”, vá para a próxima dica.
Se o status disser “Há atualizações disponíveis”, selecione Instalar agora.
Selecione as atualizações que você deseja instalar e clique em Instalar.
Reinicie o computador e veja se ele parece funcionar melhor.
Se seu computador ainda estiver lento, vá para a próxima dica.

2. Reinicie o computador e abra somente os aplicativos de que você precisa

Abrir muitos aplicativos, programas, navegadores da Web e outros de uma só vez pode deixar seu computador mais lento. Ter muitas guias do navegador abertas de uma vez também pode retardá-lo um pouco. Se isso acontecer, feche todos os aplicativos, guias do navegador etc. desnecessários e veja se isso ajuda a acelerar o computador. Se isso não parecer ajudar, reinicie o computador e abra apenas os aplicativos, programas e janelas do navegador de que você precisa.

Depois que o computador for reiniciado, abra apenas os aplicativos de que você precisa e feche-os quando terminar.

Às vezes, os aplicativos que foram criados para uma versão anterior do Windows ainda funcionarão no Windows 10, mas poderão deixar seu computador mais lento. Se você perceber que isso acontece depois de abrir determinado programa, confira no site do fabricante do software se há uma versão atualizada ou execute a Solução de problemas de compatibilidade de programas.

Para executar a Solução de problemas de compatibilidade de programas
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite solução de problemas e selecione Solucionar problemas de configurações, que exibe Configurações do sistema listado logo abaixo.

Na lista de soluções de problemas, selecione Solução de Problemas de Compatibilidade de Programas > Executar a solução de problemas.
Selecione o programa que está apresentando problemas, então selecione Avançar e prossiga para a solução de problemas.
O computador ainda está lento? Prossiga para a próxima dica.

3. Usar o ReadyBoost para ajudar a melhorar o desempenho

O ReadyBoost permite usar uma unidade removível, como um pen drive, para melhorar o desempenho de seu computador sem abri-lo e adicionar mais memória (RAM). Para usar o ReadyBoost, você precisará de um pen drive ou um cartão de memória que tenha pelo menos 500 MB livres e uma taxa de transferência de dados alta.


Para usar o ReadyBoost

Insira o pen drive em uma porta USB do computador.
Selecione Explorador de Arquivos na barra de tarefas.
Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) o pen drive (ou cartão SD caso tenha usado um) e selecione Propriedades.
Selecione a guia ReadyBoost e selecione Usar este dispositivo.
O Windows determina se o dispositivo pode usar o ReadyBoost. Se não for possível, ele informará você.


Depois que o Windows determinar quanto espaço livre será necessário usar para otimizar a memória, selecione OK para reservar esse espaço para ser usado pelo ReadyBoost.
Quando você examinar o conteúdo da unidade flash USB no Explorador de Arquivos, verá um arquivo chamado ReadyBoost.sfcache na unidade flash. Esse arquivo mostra a quantidade de espaço reservada para o ReadyBoost.
Observação: O ReadyBoost não poderá ser usado se o Windows estiver instalado em uma unidade de estado sólido (SSD). Uma SSD já é rápida e o ReadyBoost não será capaz de melhorar seu desempenho.

4. Certifique-se de que o sistema esteja gerenciando o tamanho do arquivo de paginação

O arquivo de paginação é uma área no disco rígido que o Windows usa como memória. Há uma configuração no Windows 10 que gerencia o tamanho do arquivo de paginação automaticamente, o que pode ajudar a melhorar o desempenho do computador.
Para verificar se o gerenciamento automático de arquivos de paginação está ativado
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite sistema avançado e selecione Exibir configurações avançadas do sistema, que tem Painel de controle listado abaixo dele.
Em Propriedades do Sistema, clique na guia Avançado e selecione Configurações na área Desempenho.


Em Opções de Desempenho, clique na guia Avançado e selecione Alterar na área Memória virtual.


Verifique se a caixa de seleção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades está selecionada. Se estiver, vá para a próxima dica. Caso contrário, selecione-a e reinicie o computador selecionando o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar.

Fale com o colunista