20.9 C
Canela
domingo, março 3, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEvento34ª Oktoberfest de Igrejinha chega ao fim com parque lotado

34ª Oktoberfest de Igrejinha chega ao fim com parque lotado

Publicidade

Maior festa comunitária do Brasil trouxe shows nacionais e atrações para resgatar as tradições germânicas.

Em um domingo de muito sol e calor chegou ao fim a 34ª Oktoberfest de Igrejinha. Nos últimos 10 dias, milhares de visitantes puderam vivenciar os dias mais alegres do ano no Parque Almiro Grings. A edição foi marcada por contrariar as previsões climáticas, tendo dias de muito sol e calor, que convidaram os visitantes a reviverem as tradições germânicas e celebrar a vida.

Publicidade

Emocionado com o fim da 34ª edição da festa, o presidente da edição, Marcelo Kunst, aproveitou para agradecer aos voluntários que fazem a festa. “Três mil pessoas trabalharam em prol dessa festa, incansavelmente. Muito obrigado por toda dedicação, vocês fazem a diferença para a festa. Vocês são exemplos para Igrejinha, para o Rio Grande do Sul e para todo o Brasil”, comentou, ao lado da esposa Ana Paula Kunst, da corte formada pela Rainha Kádina Correia de Lima Linden, das Princesas Jenifer Isamara Müller e Sofia Camargo Bischoff, além da Seniorin Maria Beatriz Figueredo, do Bubchen Eduardo Siqueira Vingert e da Mädchen Manuella Kirsch Spelocin Correa.

Publicidade

O prefeito municipal de Igrejinha, Leandro Horlle, também enalteceu a dedicação de todos para a realização da festa. “Foram muitos momentos de alegria, de diversão, mas, muito mais que isso, de voluntariado, de dedicação. Inúmeras pessoas que, junto com a diretoria da Amifest, fizeram essa festa acontecer. Uma das maiores edições da história!”, destacou.

Próxima edição: a 35ª Oktoberfest de Igrejinha já está confirmada e acontecerá de 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings.

Famílias Wallauer e Jost estarão à frente da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Durante a tarde, o público pôde acompanhar um momento especial, quando conheceu os casais de presidente e vice-presidente da 35ª Oktoberfest de Igrejinha. Falcon e Alana Jost foram nomeados vice-presidentes por Egon e Fernanda Wallauer, que assumirão a presidência após a Festa da Colheita, em dezembro. Juntos, eles têm a missão de planejar e organizar a Oktoberfest de 2024.

Voluntários há mais de 15 anos, Falcon e Alana compartilham o mesmo amor pela cultura e pela educação. Ambos professores, cada um tem uma história especial com a Oktoberfest: Falcon, por exemplo, participa da festa desde pequeno, já Alana entrou no voluntariado influenciada por ele. “Eu tenho um vínculo muito grande com a festa, desde pequeno sempre participei, com a família, com a escola. Depois, comecei a fazer parte do grupo de danças Kirchleinburg, que sempre estava presente no evento. Mas foi só quando completei 18 anos que comecei a participar ativamente como voluntário”, lembra Falcon.

Em seu discurso após ser anunciado como presidente da próxima edição, Egon agradeceu voluntários, diretoria e público e falou sobre a expectativa para a 35ª Oktoberfest, que será sob sua gestão. “A Oktoberfest de Igrejinha é símbolo da nossa identidade e união. Obrigado Marcelo e Ana pelo privilégio, vocês nos oportunizaram muito aprendizado”, destacou Wallauer.

Emocionado, o atual vice-presidente comentou sobre a importância da festa. “É com honra, grande alegria e responsabilidade que iremos assumir a presidência da 35ª Oktoberfest, um evento que está no coração da nossa comunidade e representa não só uma festa, mas uma tradição enraizada em nossa história e cultura”, completou ele.

Luan Santana encerra programação musical com parque lotado

O encerramento da 34ª edição ficou por conta de Luan Santana, que subiu ao palco e emocionou a todos com os seus grandes sucessos. O cantor, que é um dos fenômenos atuais da música sertaneja, lotou o pavilhão 2 de fãs.  No repertório, ele trouxe hits mais recentes como Mulher SeguraSolteirouNamorando ou Deus é Muito Bom, que integram a turnê Luan City 2.0. Contudo, também promoveu clássicos de sua trajetória de 16 anos, sem esquecer de MeteoroTe EsperandoSinais e Amar Não é Pecado.

Além disso, ao longo do dia, as atividades culturais que são marca registrada da festa também ganharam espaço, como na 3ª edição Jogos Germânicos Escolares. A competição reuniu as modalidades como Serra de duas Pontas, Carrinho de Mão, Knips, Cabo de Guerra e Schnorrer, buscando valorizar os antepassados junto à comunidade escolar de forma lúdica e divertida. O dia ainda reuniu apresentações artísticas, culturais e folclóricas de diferentes grupos, sem esquecer das tradicionais bandinhas típicas e bandas de baile, que alegraram o público em todos os dias de evento. Ao todo, ao longo dos dias, foram 155 atrações nos cinco palcos simultâneos da Oktober de Igrejinha.

Entre os visitantes deste último dia estava a família de Cintia Caminha, que é de Brasília e visita a festa há seis anos. “Programamos as nossas férias para virmos à Igrejinha justamente no período da Oktoberfest. É uma festa que tem um clima único, perfeito para curtir a família, estar entre amigos e beber um chope gelado”, conta a professora de 35 anos.

Festa marcada pela solidariedade

O maior diferencial da Oktoberfest de Igrejinha é a força do voluntariado que atravessa gerações ao longo dos 35 anos de festa. Reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, são mais de 3 mil voluntários que trabalham juntos durante todo o ano para fazer a Oktober acontecer, o equivalente a cerca de 10% da população de Igrejinha, fato esse que tornou o município a Capital Estadual do Voluntariado. A festa também se diferencia por distribuir o resultado financeiro arrecadado, contribuindo com mais saúde, educação e segurança na região do Vale do Paranhana. Ao longo de todas as edições, desde 1988, já foi repassado mais de R$ 20 milhões em prol da comunidade, beneficiando entidades, instituições, escolas, hospitais, Brigada Militar e Bombeiros. Assim, Igrejinha se torna um exemplo para todo o Brasil em termos de união, solidariedade e voluntariado. Os resultados obtidos nesta edição da festa serão distribuídos da mesma maneira para instituições locais e da região.

Sobre a 34ª Oktoberfest de Igrejinha – A festa aconteceu de 20 a 29 de outubro de 2023, no Parque de Eventos Almiro Grings. O evento foi promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e contou com patrocínio da Eisenbahn, Coca-Cola, Beira Rio, SECOM, Piccadilly, Usaflex, Pró Solar, Bebecê, Ambiente Verde, Sicoob, Sicredi, Banrisul Consórcios. Além disso, a Oktober de Igrejinha teve apoio de Prefeitura Municipal de Igrejinha, Ticket Mais, Unimed e Unifique. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
Homenagem ainda não tem data definida, mas reconhece o trabalho do empresário, hoje à frente do Olivas de Gramado e ex-prefeito de Gramado por quatro mandatos.GRAMADO - Por proposição do deputado estadual Frederico Antunes (PP), foi aprovada a homenagem...
CANELA - Após ficar 11 dias fechado para pintura, inspeções periódicas e limpeza geral, o Skyglass Canela reabriu ao público nesta sexta-feira (1°) e o reinício das atividades foi marcado por grande presença de público. Além de famílias e...
CANELA - As duas primeiras competições desta temporada, organizadas pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL),  ocorrem neste sábado (2), no Parque do Lago. A disputa pela taça será nas modalidades de Vôlei de Areia em duplas (masculino...
GRAMADO - A Rede de Hotéis Laghetto se orgulha em anunciar sua parceria como a Rede de Hotéis Oficial da Convenção de Vendas CVC 2024, marcando um momento histórico para ambas as instituições. Pela primeira vez, a Convenção da...
Mobilização busca reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.CANELA - A Secretaria de Estado da Saúde de Canela promove, amanhã (2.3), das 9h às 11h30, uma ação especial voltada para o Dia D de...
1º Módulo da Capacitação do Programa de Turismo Rural -"Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio" acontece de 18 a 20 de março, no Sindicato Rural.CANELA - O Programa de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.