São Francisco de Paula, situada na encantadora região serrana do Rio Grande do Sul, está se preparando para sediar a tão aguardada 25ª edição da Festa do Pinhão. Organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, a Festa está marcada para os dias 16, 17 e 18 de junho, no Clube Atlético Serrano.
Considerada uma das festas mais tradicionais da Serra Gaúcha, a Festa do Pinhão promete encantar os visitantes com uma programação diversificada, abrangendo a rica cultura musical e a gastronomia típica da região. O evento contará com apresentações musicais de destaque, incluindo a popular Estação Fandangueira, a dupla Lucas e Felipe, João Reis e Fabiano, Volnei Gomes e Marcelo Cachoeira. Os estilos musicais variados, que vão desde o autêntico fandango até o sertanejo, prometem animar o público presente.
No entanto, a festa não se resume apenas à música. A verdadeira estrela do evento é o pinhão, um tesouro gastronômico raro e valorizado. Originário da Araucária, árvore símbolo da região, o pinhão é um fruto de sabor marcante e textura delicada. Sua colheita é uma tradição especial, que requer paciência e dedicação. A raridade do pinhão também é valorizada na Festa do Pinhão. Durante o evento, haverá a distribuição gratuita de pinhões, permitindo que os visitantes desfrutem desse fruto exclusivo da região serrana.
Gastronomia
A área gastronômica da Festa do Pinhão reunirá os restaurantes tradicionais de São Francisco de Paula, que apresentarão receitas clássicas, como o saboroso churrasco de pinhão, mas também trarão criações contemporâneas que exploram as possibilidades culinárias desse produto tão especial, como o donut salgado de paçoca de pinhão, e o bolinho de bacalhau com pinhão.
O clássico entrevero de pinhão
O clássico dos clássicos, o entrevero de pinhão, combina a suculência das carnes selecionadas com o sabor único e marcante do pinhão, oferecendo uma experiência gastronômica autenticamente serrana. De origem tropeira, o entrevero é um prato à base de carnes, e integra a culinária típica do Rio Grande do Sul. Na região serrana, ele ganha o complemento do pinhão e faz parte da identidade dos moradores de São Francisco de Paula, que o fazem nas suas próprias casas.
Manuela Teixeira, sócia-proprietária da Doce Café, que apresenta a receita de entrevero nesta edição, destaca a relevância da Festa para São Francisco de Paula. “A Festa do Pinhão mobiliza diversos setores da economia da cidade. A equipe da Doce Café, por exemplo, já está desde maio se preparando para o evento, comprando o pinhão de vendedores da cidade. Nas duas semanas que antecedem ao evento, o foco da equipe é o manuseio e cortes das carnes para o prato, além de abastecer o estoque de pinhão da padaria. A produção da própria padaria também aumenta nos dias da festa, pois o comércio da cidade absorve do público do evento. Por receber um público de 25 mil pessoas no final de semana da festa, o evento é aguardado com expectativa pela equipe” lembrou.
O visitante da Festa do Pinhão vai poder acompanhar toda a produção do prato no estande da Doce Café, que é feito no disco de arado, como “manda” a tradição do prato. Manuela Teixeira e sua equipe abriram a receita secreta do Café para a gente.
Receita Entrevero de Pinhão da Doce Café
Ingredientes – rende 8 a 10 porções
500gr de pinhão
500 gr Carne bovina (coxão de dentro ou alcatra)
500 gr Carne suína (lombo)
500 gr Linguiça calabresa
500 gr peito de frango
250 gr Bacon
3 Pimentões coloridos (um verde, um vermelho e um amarelo)
Cheio verde
2 Cebolas
Sal a gosto
Cortar as carnes e pimentões em pedaços (cubos)
Cozinhar e descascar o pinhão. No entrevero, ele é utilizado inteiro e partido ao meio.
Primeiro fritar o bacon em pedaços. Em seguida a carne suína, depois a de frango. Quando a de frango estiver dourando, acrescentar cebola e a linguiça calabresa. A carne bovina é acrescentada por último para que fique ao ponto e macia. Por fim, acrescentar os pimentões, o cheio verde, o pinhão cozido e cortado ao meio. Durante o processo de preparo, marinar no sal à gosto.
O preparo tradicional é feito no disco de arado, mas em casa pode ser feito em uma panela ou frigideira também.