Depois de uma espera de 31 anos, enfim o 11 Canarinhos voltou a erguer a taça de campeão do Varzeano da 1ª Divisão de Gramado. A tarefa não foi fácil e veio após uma acirrada disputa por pênaltis diante do 14 Bolachopp, que terminou em 4 a 3. A última conquista do 11 Canarinhos na competição havia sido em 1992.
A decisão já havia sido adiada em duas ocasiões devido ao mau tempo, mas desta vez as condições climáticas colaboraram e um bom público compareceu a Vila Olímpica para assistir o duelo no domingo (25). Com a bola rolando o jogo foi bem equilibrado e de poucas oportunidades de gol. Porém, nas poucas chances, o goleiro Bernardo (11 Canarinhos) foi muito bem e já indicava que poderia ser a figura do jogo. No tempo normal não houve vencedor, ficando oplacar inalterado o que levou a disputa para as cobranças de pênaltis.
Nas cobranças de pênaltis a disputa também iniciou equilibrada, com gols para os dois lados. No entanto, o goleiro Bernardo defendeu a cobrança de Ismael e desestabilizou o 14 Bolachopp. A equipe laranja ainda desperdiçou nova cobrança com Paulo Roberto acertando a trave. Para o 11 Canarinhos marcaram Heitor, Cristian, Jonathan e Tarcísio. As cobranças convertidas pelo 14 Bolachopp foram de Danrlei, Tailor e João Henrique.
A competição teve como destaques o goleiro menos vazado Vitor Hugo Borges Cardoso, do 14 Bolachopp, e o goleador Jonas Azevedo da Silva, com 14 gols marcados pelo De Melo. Na final, o destaque foi para Bernardo Felippetti Baethgen, do 11 Canarinhos.