26.3 C
Canela
quarta-feira, 12 novembro, 2025
spot_img
InícioEventoWine Locals e Governo do Estado conectam arte, vinho e turismo no...

Wine Locals e Governo do Estado conectam arte, vinho e turismo no Pipa Parade 2026, que passará por Canela e Gramado


Maior exposição de arte a céu aberto do Sul do Brasil ocorre de 12 de janeiro a 12 de março, promovendo a Vindima Gaúcha em 18 cidades.

REGIÃO | O Rio Grande do Sul se prepara para receber novamente um espetáculo de cores, arte e vinho com o Pipa Parade 2026, uma realização da Wine Locals em parceria com o Governo do Estado. Consolidado como o maior circuito de arte a céu aberto do Sul do Brasil, o evento ganha dimensão estadual e promete transformar ruas, praças e parques de 18 cidades gaúchas, entre elas Canela e Gramado, em verdadeiras galerias ao ar livre.

Depois do sucesso da edição anterior, que encantou mais de 1,5 milhão de pessoas na Serra Gaúcha em 2025, o Pipa Parade amplia horizontes e leva a experiência do enoturismo e da vindima para novas regiões. Em 2026, a mostra estará presente em Ametista do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Monte Belo do Sul, Pelotas, Pinto Bandeira, São João do Polêsine (Quarta Colônia), Santana do Livramento, São Francisco de Paula e Vacaria.

O projeto celebra a cultura do vinho e o espírito da colheita, transformando barricas em grandes telas de arte. Cada cidade participante receberá esculturas personalizadas por artistas locais e nacionais, compondo um percurso cultural e turístico que valoriza a diversidade do território gaúcho e movimenta a economia regional por meio do turismo.

Em 2025, a Wine Locals registrou aumento de 25% nas vendas de experiências de enoturismo durante o período da mostra. Para 2026, a expectativa é incrementar em até 40% o número de visitantes.

“O Pipa Parade cresceu, e com ele cresce também a valorização do vinho, da arte e da identidade do Rio Grande do Sul. Levar o projeto para novas regiões é conectar o público com o que temos de mais genuíno — a cultura e o trabalho das pessoas que fazem do nosso estado um destino único”, destaca Matheus Vigel, COO da Wine Locals.

Com o conceito de sinestesia, a edição 2026 traz o tema “A Uva Sentida”, explorando a união entre arte visual, texturas e referências gustativas e sonoras da época da vindima. A curadoria é assinada por Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, com gestão e produção artística de Ana Fagundes e patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

“O Pipa Parade é mais do que uma exposição: é um movimento que conecta arte, vinho e turismo de forma inspiradora. Ele revela o talento dos artistas e produtores de diversas regiões, impulsiona o turismo e reforça a identidade cultural do Rio Grande do Sul”, celebra Ronaldo Santini, secretário estadual de Turismo.

Antes mesmo do início oficial, o público poderá vivenciar uma prévia do evento em Pelotas, com um live painting durante o Viva o RS Festival, em 13 de dezembro, onde uma das obras será criada ao vivo e permanecerá exposta na cidade. Outras performances semelhantes estão previstas em São Paulo e Porto Alegre.

O encerramento da exposição ocorrerá em março, com o Pipa Parade Festival, que reunirá todas as obras em um grande evento de celebração da arte e do vinho.

Mais informações podem ser conferidas em www.pipaparade.com.br.

Sobre a Wine Locals

A Wine Locals é a maior plataforma de enoturismo e eventos de vinhos do Brasil, presente também no Uruguai, Argentina e Chile. Já vendeu experiências para mais de 100 mil pessoas e atua na promoção do turismo do vinho e na criação de eventos proprietários e corporativos. Fundada por apaixonados por vinhos, a empresa tem como missão tornar o vinho mais acessível e apreciado por todos.
Saiba mais em www.winelocals.com.br.

spot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | A equipe do Bola 8/R7 garantiu, de forma antecipada, uma das duas vagas diretas para a semifinal do Citadino de Futsal da...
Iniciativa da Sicredi Pioneira amplia rede de monitoramento climático na região e beneficia produtores ruraisREGIÃO | A comunidade de Picada Café acaba de ganhar...

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img