Vereadores recebem ex-funcionários do sistema de triagem de lixo de Canela

48

Na tarde de quarta-feira, 27, o Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Marcelo Savi, acompanhado dos vereadores Jerônimo Terra Rolim e Carmen Lúcia de Moraes, receberam representantes do antigo sistema de triagem de lixo de Canela, que atualmente não está ocorrendo devido a alguns contratempos do novo contrato emergencial firmado com a empresa que hoje presta os serviços.

A reivindicação feita aos vereadores, é de que o serviço de triagem volte ao município, pois além de ser benéfico ao meio-ambiente, e também, de forma econômica, devolveria o emprego para muitas pessoas da cidade.

Publicidade

Para explicar melhor o posicionamento do Poder Executivo, os vereadores convidaram Ítalo Fagundes, Diretor de Departamento da Secretaria de Meio Ambiente, para participar também desta reunião. A Prefeitura está para lançar um novo edital para abrir licitação na questão do lixo, e a triagem está inclusa nos serviços que deverão ser prestados pela empresa ganhadora deste processo. “Nossa vontade é que o serviço de triagem volte o quanto antes a operar na cidade, e se possível com o pessoal que já operava anteriormente, por já conhecer a profissão, e assim, garantir o emprego e renda para diversas famílias humildes da cidade”, ressaltou Ítalo.

Publicidade

O edital está para ser lançado pela Prefeitura na próxima semana, e havendo um ganhador, a empresa terá um prazo máximo de 120 dias para se adaptar e começar a operar os serviços solicitados, sendo a triagem, um destes serviços.

Processo de Triagem

O processo de triagem do lixo consiste na separação dos materiais que serão encaminhados para a reciclagem, de acordo com suas características físicas e químicas. Trata-se de uma etapa essencial no processo de reciclagem, sendo considerado o passo inicial para a produção de novos produtos.