Na tarde desta quinta-feira, 13, os vereadores Carla Reis, Carmen Lúcia Seibt de Moraes, José Vellinho Pinto e Jerônimo Terra Rolim, receberam na Câmara Municipal de Canela, Marco Aurélio Alves, do Instituto da Pessoa, que é a empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal Cultura, que tem como objetivo listar os planejamentos e datas de cada fórum cultural, visando apresentar para sociedade as ações voltadas para música, arte, teatro, literatura, artesanato, tradicionalismo, história e outras atividades no decorrer dos próximos anos em Canela.
Marco apresentou aos vereadores um diagnóstico de Canela no setor cultural, mostrando que a cultura não é apenas uma forma de lazer e arte, mas que sim tem uma grande relevância nas áreas de saúde pública, segurança, desenvolvimento social, e que em cada parte de nosso município tem uma forma de cultura que deve ser devidamente utilizada.
Foi ainda reforçado que nestes fóruns culturais que estão ocorrendo no decorrer deste mês de julho, se busca ouvir toda a comunidade e associações para conhecer a fundo detalhes de cada tema e debater mais ideias para o futuro da cultura na cidade. Esses encontros ocorrer sempre no Centro Municipal de Cultura Nydia Guimarães
O encontro de ontem serviu para apresentar todo este trabalho para os vereadores, e assim, poder ouvir e debater diversos temas e opiniões que definirão o rumo desta área tão importante para Canela nos próximos 10 anos.
Marco ainda deixou avisado para os vereadores e que se estende para toda a comunidade que ocorrerá nos dias 5 e 6 de agosto a Conferência Municipal de Cultura em local ainda a ser definido. A participação de todos é muito importante para fortalecer a cultura e a economia local, uma vez que o setor cultural vem crescendo cada vez mais na região.
Próximos Fóruns:
14/7 – Fórum setorial de artesanato
15/7 – Fórum setorial de audiovisual
19/7– Fórum setorial de folclore, tradicionalismo e culturas populares
20/7 – Fórum setorial de Memória, história e patrimônio cultural, artístico e histórico