A primeira sessão ordinária dos vereadores jovens de Gramado na noite desta quarta-feira, dia 24, lotou o plenário Julio Floriano Petersen. Familiares, professores, colegas, vereadores e comunidade puderam ver os 18 parlamentares mirins em ação. Em tribuna, nervosos e ansiosos com o momento tão esperado, falaram de suas ideias, abordaram propostas e reflexões e fizeram cobranças ao poder público por melhorias em suas escolas e bairros.
Após o pronunciamento de cada um, a presidente do parlamento jovem, Júlia Wolker, entregou ao prefeito em exercício, Luia Barbacovi, as 36 proposições elaboradas pelos estudantes – entre elas, indicações e pedidos de providências e informações.
Para a diretora da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Juliana Sehn, que coordena a iniciativa e instrui os jovens desde o início dessa jornada, a primeira sessão desencadeou um misto de sensações. “Os jovens, inundados pela ansiedade do dia, superaram seus medos de falar em público e defenderam com propriedade as demandas construídas”, relata Juliana, orgulhosa.
“Enquanto Escola do Legislativo vem a tona o sentimento de alívio, de objetivo alcançado. Despertar o olhar destes jovens para causas coletivas, que venham a contribuir na organização e melhorias das comunidades que habitam, além de possibilitar o protagonismo deles, proporcionando um espaço de fala autêntico e efetivo, são as razões para este projeto acontecer”, conclui.
A segunda sessão ordinária do parlamento jovem está marcada para o dia 21 de setembro, às 18 horas. Assim como em todas as sessões da Câmara, os encontros no plenário são abertos à comunidade e têm transmissão ao vivo pela página do Facebook e canal da Câmara no Youtube.
Foto: Letícia de Lima/Câmara de Gramado