CANELA | O vereador Alberi Dias apresentou uma Indicação ao Poder Executivo para que seja avaliada a viabilidade de implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Canela. A proposta, segundo o parlamentar, busca reduzir as longas filas no pronto-socorro do Hospital de Caridade de Canela, garantindo atendimento mais rápido e eficiente à população.
Conforme Alberi, a iniciativa surgiu a partir de solicitações feitas por moradores, preocupados com a demora no atendimento de casos que poderiam ser resolvidos fora do ambiente hospitalar: “A UPA funcionaria 24 horas por dia, sete dias por semana, e atenderia situações de urgência e emergência, como febre e pressão alta, fraturas, cortes, infartos e derrames, oferecendo estrutura com raio-X, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação”, destacou.
Dados apresentados pelo vereador mostram que, em locais onde existe UPA, cerca de 97% dos atendimentos são resolvidos na própria unidade, evitando a sobrecarga dos hospitais. Com isso, a proposta prevê que a nova estrutura seja instalada próxima ao pronto-socorro do Hospital de Caridade, para garantir integração no atendimento e mais agilidade nos casos que necessitem de transferência.
Alberi reforçou que a medida traria benefícios diretos à saúde pública, desafogando o hospital e melhorando o acesso da população a atendimentos de urgência:“Essa é uma demanda urgente e que vai ao encontro das necessidades da nossa comunidade”, afirmou.