Vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades inicia na quinta-feira em Canela

0
64
Publicidade

Canela deve receber nos próximos dias uma remessa de imunizantes pediátricos da Pfizer destinada exclusivamente para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. Seguindo a norma técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, primeiramente serão imunizadas crianças com deficiência permanente ou com comorbidades. A imunização deste público inicia já na próxima quinta-feira, 20 de janeiro.

A vacinação das crianças contra o coronavírus ocorrerá sempre nas terças e quintas-feiras, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município: Leodoro de Azevedo, Santa Marta, Canelinha, São Luiz e na UBS Central, durante o horário de funcionamento das unidades. Para evitar aglomerações, as demais vacinas inclusas na caderneta de saúde das crianças serão aplicadas somente nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Publicidade

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para a criança receber a vacina é obrigatório apresentar a Caderneta de Vacinação, o Cartão do SUS ou o CPF da criança para registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). Já para comprovar a comorbidade é necessário apresentar laudo médico ou receita com indicação de medicação de uso continuado.

Publicidade

PRESENÇA DO RESPONSÁVEL E TEMPO DE ESPERA


A secretária de Saúde de Canela, Patrícia Valle, destaca que as vacinas serão aplicadas nas crianças somente mediante presença dos pais ou responsáveis, e que a presença dos mesmos no momento da vacinação é obrigatória. Outra informação importante é que as crianças precisam permanecer nas unidades por um período de 20 minutos após receberem a vacina, onde serão monitoradas pelas equipes de saúde. Essa é uma medida preventiva, para observação.

CRIANÇAS SEM COMORBIDADES


A imunização das crianças com comorbidades deve seguir até o final deste mês de janeiro. Posteriormente, em fevereiro, a vacinação contra o coronavírus deve ser liberada para crianças com 5 a 11 anos de idade, sem comorbidades. Lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a COVID-19 de crianças de 5 a 11 anos:

Comorbidade/Documento Comprobatório

Obesidade Grave: obesidade acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios – através das avaliações e curvas de crescimento. Avaliada no gráfico de estatura e peso – do respectivo sexo e faixa etária. Índice de massa corpórea (IMC) > 40.
Documento Comprobatório: atestado Médico/Declaração profissional da saúde (técnico de enfermagem, médico, enfermeiro ou nutricionista) – peso e altura colocado na Curva de IMC.

Pneumopatias Crônicas Graves: asma medicamentos em uso – broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório; ou uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo; ou história prévia de internação hospitalar/UTI (após os dois anos de idade); ou displasia broncopulmonar; doença pulmonar obstrutiva crônica; fibrose cística; fibroses pulmonares; pneumoconioses; displasia broncopulmonar.
Documento Comprobatório: exame de espirometria e/ou receita de corticoide de uso contínuo ou broncodilatador de longa duração de até 3 meses de antecedência; ou alta hospitalar; ou atestado médico com descrição clínica e justificativa para priorização na vacinação.

Outros Imunodeprimidos: doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune; Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento); Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores; Pessoa vivendo com HIV; Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão.
Documento Comprobatório: atestado médico ou exame comprobatório da doença.

Hemoglobinopatia grave: Doença Falciforme ou Talassemia Maior.
Documento Comprobatório: atestado médico ou hemograma e eletroforese de hemoglobina.

Doença cardiovascular: cardiopatias nas quais o quadro clínico cause comprometimento sistêmico. Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia Hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses valvares; Dispositivos Cardíacos Implantados.
Documento Comprobatório: atestado médico ou exame de imagem ou outros exames comprobatórios.

Doença neurológica crônica: doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular; acidente Vascular Encefálico; Mielite Transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações.
Documento Comprobatório: atestado médico com descrição clínica e comprometimentos.

Diabete Mellitus: diabete Mellitus (Tipo1); crianças com condição insulino-dependente.
Documento Comprobatório: receita de insulina e/ou dosagem de hemoglobina glicada alterada.

Doença Renal crônica: Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.
Documento Comprobatório: atestado médico com descrição clínica.

Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21.

Cirrose Hepática: Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.
Documento Comprobatório: atestado médico com descrição clínica.