14.2 C
Canela
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeVacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades inicia na...

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades inicia na quinta-feira em Canela

Publicidade

Canela deve receber nos próximos dias uma remessa de imunizantes pediátricos da Pfizer destinada exclusivamente para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. Seguindo a norma técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, primeiramente serão imunizadas crianças com deficiência permanente ou com comorbidades. A imunização deste público inicia já na próxima quinta-feira, 20 de janeiro.

A vacinação das crianças contra o coronavírus ocorrerá sempre nas terças e quintas-feiras, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município: Leodoro de Azevedo, Santa Marta, Canelinha, São Luiz e na UBS Central, durante o horário de funcionamento das unidades. Para evitar aglomerações, as demais vacinas inclusas na caderneta de saúde das crianças serão aplicadas somente nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Publicidade

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para a criança receber a vacina é obrigatório apresentar a Caderneta de Vacinação, o Cartão do SUS ou o CPF da criança para registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). Já para comprovar a comorbidade é necessário apresentar laudo médico ou receita com indicação de medicação de uso continuado.

Publicidade

PRESENÇA DO RESPONSÁVEL E TEMPO DE ESPERA


A secretária de Saúde de Canela, Patrícia Valle, destaca que as vacinas serão aplicadas nas crianças somente mediante presença dos pais ou responsáveis, e que a presença dos mesmos no momento da vacinação é obrigatória. Outra informação importante é que as crianças precisam permanecer nas unidades por um período de 20 minutos após receberem a vacina, onde serão monitoradas pelas equipes de saúde. Essa é uma medida preventiva, para observação.

CRIANÇAS SEM COMORBIDADES


A imunização das crianças com comorbidades deve seguir até o final deste mês de janeiro. Posteriormente, em fevereiro, a vacinação contra o coronavírus deve ser liberada para crianças com 5 a 11 anos de idade, sem comorbidades. Lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a COVID-19 de crianças de 5 a 11 anos:

Comorbidade/Documento Comprobatório

Obesidade Grave: obesidade acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios – através das avaliações e curvas de crescimento. Avaliada no gráfico de estatura e peso – do respectivo sexo e faixa etária. Índice de massa corpórea (IMC) > 40.
Documento Comprobatório: atestado Médico/Declaração profissional da saúde (técnico de enfermagem, médico, enfermeiro ou nutricionista) – peso e altura colocado na Curva de IMC.

Pneumopatias Crônicas Graves: asma medicamentos em uso – broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório; ou uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo; ou história prévia de internação hospitalar/UTI (após os dois anos de idade); ou displasia broncopulmonar; doença pulmonar obstrutiva crônica; fibrose cística; fibroses pulmonares; pneumoconioses; displasia broncopulmonar.
Documento Comprobatório: exame de espirometria e/ou receita de corticoide de uso contínuo ou broncodilatador de longa duração de até 3 meses de antecedência; ou alta hospitalar; ou atestado médico com descrição clínica e justificativa para priorização na vacinação.

Outros Imunodeprimidos: doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune; Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento); Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores; Pessoa vivendo com HIV; Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão.
Documento Comprobatório: atestado médico ou exame comprobatório da doença.

Hemoglobinopatia grave: Doença Falciforme ou Talassemia Maior.
Documento Comprobatório: atestado médico ou hemograma e eletroforese de hemoglobina.

Doença cardiovascular: cardiopatias nas quais o quadro clínico cause comprometimento sistêmico. Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia Hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses valvares; Dispositivos Cardíacos Implantados.
Documento Comprobatório: atestado médico ou exame de imagem ou outros exames comprobatórios.

Doença neurológica crônica: doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular; acidente Vascular Encefálico; Mielite Transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações.
Documento Comprobatório: atestado médico com descrição clínica e comprometimentos.

Diabete Mellitus: diabete Mellitus (Tipo1); crianças com condição insulino-dependente.
Documento Comprobatório: receita de insulina e/ou dosagem de hemoglobina glicada alterada.

Doença Renal crônica: Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.
Documento Comprobatório: atestado médico com descrição clínica.

Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21.

Cirrose Hepática: Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.
Documento Comprobatório: atestado médico com descrição clínica.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.